“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16186

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Norton César da Silva Almeida
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Carolina Alvarenga de Carvalho, FERNANDO CONDE VEIGA
Título Relato de Experiência: Como as Plataformas Digitais Auxiliaram No Processo de Aprendizagem no Ensino Remoto Durante a Pandemia Da Covid-19
Resumo O ensino remoto trouxe várias incertezas à docência e para toda comunidade escolar. Como seriam as aulas? Como seria construída a aprendizagem dos estudantes? Como passaríamos esse período sem o contato com os professores, colegas e os funcionários da escola. Essas perguntas estavam no ar, e o ensino remoto não respondeu de imediato todas essas perguntas. No primeiro módulo tivemos dificuldades de acesso aos estudantes, talvez pelo fato de ainda estarmos experimentando a questão da educação á distância, mas também porque na escola que estava anteriormente não adotou as aulas síncronas no início, talvez em função das condições socioeconômicas dos estudantes. Durante o segundo módulo, na Escola Estadual Effie Rolfs situada em Viçosa-MG, no campus da Universidade Federal de Viçosa, tivemos mais contato com os estudantes através das aulas síncronas. Na minha primeira regência, me lembro de um vazio de ideias muito grande, não sabia como realizar a aula, pensava que uma aula “tradicional” poderia não chamar a atenção dos estudantes e poderia gerar desinteresse, por ser mais do mesmo. Acreditava que talvez eles quisessem algo que possibilitasse mais a participação deles, para potencializar a interação com os colegas de turma. O papel da preceptora da escola foi fundamental pra que pudéssemos desenvolver aulas interativas e que proporcionasse a participação dos alunos. Krieger et al. (2008), nos fala que a motivação é um dos fatores mais importantes no processo de aprendizagem, e as plataformas digitais disponíveis e voltadas para o ensino nos proporcionou uma experiência fantástica com os estudantes. Escolhemos a plataforma Kahoot, Uma plataforma simples, que funciona como um jogo de perguntas e repostas, podendo utilizar tanto como múltipla escolha, ou como V ou F. pode ser acessada facilmente tanto por um navegador do computador, como também através do celular simultaneamente por todos os alunos, sendo que a própria plataforma faz a contagem dos pontos, levando em consideração a rapidez da resposta e se a resposta foi correta. O Kahoot apresenta uma estrutura virtual lúdica, que chama a atenção dos estudantes. Possibilita analisar cada questão de forma leve e descontraída, que percebemos gerar um maior interesse dos estudantes. Essa possibilidade de ensino remoto, que trouxe uma dor muito grande pra inúmeras pessoas em todo mundo, mas também permitiu por outro lado, novos aprendizados. O Kahoot tem potencial de tornar as aulas mais interessantes, apesar de suas limitações, como limite de tempo nas respostas, limites de alternativas a cada pergunta e por possuir uma pontuação própria com critérios não muito explícitos.
Palavras-chave Ensino, Pandemia, Estudantes
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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