Resumo |
RESUMO: Este projeto de estudos de Iniciação Científica focaliza a representação dos índios do Xingu nas fotografias de Maureen Bisilliat, analisando como tais imagens representam a história, a cultura, as memórias e as tradições desses povos. As fotografias fazem parte do acervo digital do Instituto Moreira Salles e podem ser amplamente consultadas, cumprindo o importante papel de popularizar as imagens do Xingu, o trabalho de Maureen Bisilliat e importantes registros da cultura imaterial brasileira. Observa-se as relações sociais, culturais, as memórias e as tradições do Xingu nas imagens propostas por Bisilliat, como registros antropológicos que elas representam. Buscamos, no decorrer dessa pesquisa, reconhecer manifestações de valores culturais atrelados às fotografias: registros de trabalhos, divisões de tarefas, a presença da mulher no cotidiano indígena, as pinturas e representações étnicas, festividades e outras relações subjetivas. A opção pelo estudo desse tema justifica-se porque as relações documentadas pelas fotografias de Maureen Bisilliat causam grande impacto nos expectadores, constituindo-se como objeto artístico e como documento histórico das relações culturais dos povos indígenas do Xingu e, consequentemente, como importante registro da cultura brasileira. O percurso metodológico traçado iniciou-se pela análise e interpretação de imagens disponíveis no acervo digital do Instituto Moreira Sales. É importante destacar que tais leituras antecederam quaisquer pesquisas feitas sobre as tradições do Xingu, com o objetivo de não interferir na interpretação das imagens. Em segundo momento, realizou-se pesquisa crítico-bibliográfica sobre a história, cultura, hábitos e informações relevantes sobre os povos do Xingu. A pesquisa aponta para a relevância de se refletir sobre as relações dos povos do Xingu que conformam importantes vieses da cultura brasileira. O registro artístico de Maureen Bisilliat evidencia a preocupação em dar voz e espaço para que a cultura e a memória desses povos não seja perdida e fique registrada como importantes manifestações da cultura imaterial brasileira. |