“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16145

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Liliane Maria Vieira Silva
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Formação dos professores de ciências da natureza e dos estudantes surdos de Viçosa no âmbito do projeto BioLibras
Resumo O desenvolvimento humano acontece a partir das interações sociais estabelecidas entre os sujeitos e mediadas pela linguagem. Considerando as especificidades linguísticas dos surdos, fomentar atividades que favoreçam o entendimento da diferença linguística representada por esse grupo são fundamentais para a promoção de uma formação cidadã e crítica. Entretanto, o modelo educacional atual não assegura o direito linguístico dos estudantes surdos. Isso ocorre devido a uma falta de capacitação dos professores de Ciências na cultura surda, além do uso de metodologias que ignoram as especificidades visuoespecial dos surdos. Por esse motivo, o presente trabalho buscou viabilizar a inclusão dos estudantes surdos nas escolas de Viçosa, além de auxiliar na construção da identidade surda desses estudantes. Para isso, com o início do Projeto BioLibras, oficinas semanais para intervenções no ensino de Ciências foram realizadas nas escolas de Viçosa, acompanhadas de práticas educativas para os estudantes com um professor surdo, a partir de uma parceria com a rede municipal de Educação. Esse processo foi fundamental para consolidar a cultura surda e a socialização desses alunos. Destaca-se ainda que oficinas de Língua Portuguesa escrita foram realizadas. Posteriormente, uma sequência didática foi desenvolvida pelos colaboradores do Projeto BioLibras em parceria com as famílias e as escolas dos estudantes surdos, sendo abordado o tema dos "Cinco Sentidos". Entretanto, com o advento da pandemia da Covid-19 as atividades passaram a ser realizadas de forma remota. Nesse período foram desenvolvidos cursos de extensão para formação continuada de profissionais da educação, debates acerca de temas da educação, além de oficinas remotas com esses estudantes. Nesse momento, o Projeto continua desenvolvendo ações para socialização e formação dos estudantes surdos, por meio de intervenções pedagógicas nas escolas e o desenvolvimento de sequências didáticas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos. Destaca-se também que são realizados encontros mensais para debater temas educacionais e socialmente relevantes, como a formação dos surdos e o desenvolvimento de atividades para favorecer a acessibilidade linguística em diferentes espaços. Com o desenvolvimento das atividades do Projeto foi possível verificar que os estudantes surdos estão sendo capazes de se identificar com a comunidade surda, que foram proporcionadas pelo contato com uma sequência didática adequada à condição linguística e cultural desse grupo. Por fim, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas pelo Projeto BioLibras se mostraram fundamentais para assegurar o direito linguístico e promover a socialização dos estudantes com a comunidade surda.
Palavras-chave Surdo, BioLibras, inclusão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.