“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16139

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Enmily Bharbara Martins dos Santos
Orientador LAYON CARLOS CEZAR
Título Percepção dos efeitos gerados pelo Fairtrade nas organizações certificadas sob a ótica dos Produtores Associados
Resumo Atualmente, as certificações têm ganhado mais espaços em pautas sobre o consumo consciente atrelado à sustentabilidade e, neste sentido, o Fair Trade surge com a proposta de promover o desenvolvimento das relações de comércio mais justas e solidárias. O objetivo é conceder visibilidade aos produtores, especialmente os marginalizados pelo sistema convencional de comércio, a promoção de preços mais igualitários, além da inserção de padrões éticos, sustentáveis e condições de vida mais dignas. Diante disso, a proposta de um projeto híbrido é um tema de respaldo e de discussões na literatura no tocante a compreensão sobre como se dá o equilíbrio das organizações certificadas em face de suas múltiplas lógicas institucionais, o que envolve características econômicas, socais e ambientais. Perante este contexto, o presente estudo teve por objetivo analisar como os produtores associados às organizações certificadas pelo Fairtrade percebem os efeitos gerados pela certificação para atuação híbrida dos empreendimentos. Nesse intuito foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, conduzida a partir de aplicação de survey e dados secundários de diferentes bases. Para a coleta dos dados foi utilizado uma amostra não-probabilística por meio da técnica de snowball. Também, valeu-se da análise exploratória dos dados por meio de medidas de posição e dispersão. Todas as análises foram feitas no software R Studio. Como resultado, observou-se a respeito do conhecimento dos cooperados/associados sobre o Fairtrade que mais de 80% concordam ou concordam totalmente que são conhecedores do Fairtrade e seus mecanismos (89%), e que adotar a certificação Fairtrade trouxe diversos benefícios como melhora na qualidade dos produtos (84%), aumento na comercialização dos produtos (89%) até mesmo para o exterior (84%) e maior conscientização ambiental (95%). Já em relação às características das organizações, 80% dos cooperados/associados concordam plenamente que a organização ao qual estão inseridos possui um projeto híbrido de aplicação voltado para o Fairtrade. Tal projeto tem prezado concomitantemente pelos aspectos sociais e comerciais por meio da promoção de treinamentos aos membros (89%), aplicação dos recursos advindos do Prêmio Fairtrade de maneira igualitária (68%), desenvolvimento de atividades que prezem pelo formato híbrido e pela constante capacitação de diretores e gestores no intuito de maior compreensão sobre os mecanismos do Fairtrade (84%). Outro resultado relevante é de que 63% dos entrevistados creem que há diferenças entre trabalhar na organização ao qual eles atuam em relação a qualquer outro empreendimento, e que a maior parte dos recursos captados pela organização não são provenientes de parcerias públicas (68%). Como conclusão, podemos entender que as organizações certificadas Fairtrade precisam estar dispostas a desenvolverem mecanismos que resguardem seus projetos híbridos que coadunem com os reais interesses de seus membros.
Palavras-chave Fairtrade, Hibridismo Organizacional, Cooperativismo
Forma de apresentação..... Vídeo
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