“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16132

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Clarice Dias Santana
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título Fake news sobre vacina - A gramática do design visual e os sentidos
Resumo Este trabalho é fruto de uma pesquisa apoiada pelo PIBIC/UFV 2020 e objetiva descrever a multimodalidade em fake news antivacina divulgadas durante o desenvolvimento das primeiras vacinas para a COVID-19 a partir da Gramática do Design Visual. Dessa forma, trata-se de uma temática de interesse multidisciplinar, envolvendo aspectos da saúde e da ciência apresentadas para leigos. O movimento antivacina engloba pessoas e até mesmo grupos políticos que se manifestam contrários aos programas de vacinação pública e conquistaram espaço no Brasil durante a pandemia de COVID-19. De certa forma, muitos grupos aproveitaram o desconhecimento sobre a nova doença e o medo instaurado na população para difundir informações falsas sobre as vacinas disponibilizadas para conter a COVID-19. Esta pesquisa teve a preocupação em entender os significados dessas fake news sobre a vacina, relacionando a leitura de imagens e textos, identificando os sentidos que podem passar para os leitores. O corpus desta pesquisa será composto por fake news levantadas no Projeto Fake News e COVID-19: indicadores linguísticos de textos em português do Brasil em tempos de pandemia, financiado pelo PIBIC/UFV 2020. Inicialmente, foram selecionadas 20 notícias falsas, mas algumas foram retiradas da internet e apenas 10 foram recuperadas para a análise, a partir de cópias de imagens realizadas durante esta pesquisa. Os resultados indicam como é importante fazer a leitura da multimodalidade e não apenas do texto escrito nessas notícias, demonstrando como os elementos multimodais constroem representações e sentidos que vão além do texto, gerando emoções que podem influenciar a leitura das pessoas. Estudar essas relações entre imagens e textos em notícias divulgadas para a população é importante para se entender os mecanismos usados pelos autores das fake news, pois essas notícias falsas podem gerar prejuízos físicos e emocionais para os indivíduos que as aceitam como apresentação de fatos verdadeiros. Deve-se ressaltar que o movimento antivacina é real, ameaça a saúde mundial e se faz primordial desvendar os caminhos comunicacionais de grupos que apoiam esse movimento e, muitas vezes, se utilizam de fake news para convencer os leigos e leitores menos críticos. Conclui-se que apenas uma educação voltada para o letramento multimodal pode levar as pessoas a uma leitura mais crítica e menos propensa a influência de aceitar as fake news.
Palavras-chave Fake, vacina, gramática
Forma de apresentação..... Vídeo
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