Resumo |
Apresentamos o trabalho de Iniciação Científica em andamento no Departamento de Artes e Humanidades que tem como objeto de estudo a produção visual por meio da Iluminação Cênica, utilizando o programa Wysiwyg. Como campo de pesquisa a produção técnica e artística dos pelos iluminadores brasileiros Rodrigo Rocca e Rodrigo Costa Assis que desenvolvem trabalhos artísticos em palcos convencionais ou grandes eventos realizados ao ar livre. Problematiza-se as possibilidades de adoção do Wysiwyg como ferramenta, bem como implicações na constituição da linguagem da Iluminação Cênica, o que se reflete na construção do olhar por meio da percepção e instrumentalização de ambos os casos observados. A visualidade da cena vem sendo construída desde a antiguidade clássica greco-romana, com a utilização do fogo, e se sofisticando com o surgimento de novas tecnologias, como as lâmpadas e refletores desenvolvidos para as artes da cena. A linguagem da Iluminação Cênica permite a expressão de ideias e conceitos, viabilizados pelo aparato tecnológico, tais como cabeamento, painéis de controle, softwares e outros elementos. Devido a constante expansão e atualização, os vários instrumentos utilizados na área transformam-se rapidamente, em busca de inovações que otimizem a atuação dos profissionais do segmento, como é o caso do Wysiwyg da empresa Cast Software. A definição pelos nomes dos iluminadores destacados aqui refere-se ao histórico deles com o software, já que os dois são representantes da empresa no Brasil e são referência na manipulação do programa no país. Tendo como marco teórico, Adolph Appia (1959) que é pioneiro nas proposições de luz em cena, até o momento foram feitos os levantamentos das produções de ambos os iluminadores com a intenção de traçarmos um breve histórico da trajetória profissional dos mesmos, buscando identificar seus envolvimentos com o software Wysiwyg, bem como a revisão bibliográfica para que possamos articular a construção da visualidade cênica nos projetos de iluminação realizados à percepção dos iluminadores quanto a importância na constituição da linguagem da Iluminação Cênica em seus projetos luminotécnicos. A pesquisa gerou a necessidade de instrumentalização técnica junto aos colaboradores demandando a realização de um curso de manipulação do software Wysiwyg pelos mesmos. A atividade como desdobramento da pesquisa tem possibilitado a reflexão sobre a construção do olhar e da visualidade cênica na atualidade viabilizando o acesso, primeiro junto ao grupo de pesquisadores envolvidos, mas também junto à comunidade artística, ao software como ferramenta de trabalho ampliando a formação técnica de docentes, discentes e servidores. |