“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16113

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabela Andrade Cunha
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Laís Pessanha Simão, Mateus José dos Santos, Sidney Pires Martins
Título Diálogos com o GEPPFOR: produzindo conhecimentos para além das quatro pilastras
Resumo O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação – GEPPFOR – surgiu da iniciativa de uma professora titular vinculada ao Departamento de Educação, da Universidade Federal de Viçosa, (DPE-UFV), com o intuito de compartilhar proporcionar estudos, pesquisas, produções e atividades extensionistas sobre as Políticas Públicas e a Formação de Profissionais da Educação. Composto por professores, pesquisadores e estudantes de diversos Estados brasileiros, em quase dois anos de existência, o GEPPFOR já promoveu mais de 20 eventos – presencial e on-line – e diversas publicações alinhadas com a Educação e suas múltiplas vertentes. O GEPPFOR UFV conta com uma diretoria interna e exclusiva para as ações extensionistas, tendo como seu principal objetivo a promoção de eventos de formação continuada para os profissionais da Educação, sobretudo para os profissionais da Educação Básica. No centro das atividades de extensão está o projeto “Diálogos com o GEPPFOR”, que tem o intuito propostas de formação contínuas à profissionais da educação a partir das demandas apresentadas dos próprios interessados em fazer parceria com o GEPPFOR-UFV, de forma a investigar as principais lacunas na formação docente atual e contribuir para a produção de conhecimentos contemporâneos e articulados com a práxis destes profissionais. O Diálogos com o GEPPFOR enxerga a extensão universitária como o momento de integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, uma vez que os eventos são resultantes de uma parceria entre o GEPPFOR e um grupo de profissionais da educação. Atualmente, o GEPPFOR continua estabelecendo relações com diversos profissionais de outras instituições de Ensino Superior e da Educação Básica por meio do projetos e de outros eventos organizados pelo grupo, expandindo e multiplicando possibilidades de contribuir para a maximização da proposta, sobretudo em tempos de reformas curriculares que afetam toda a Educação Básica e a profissionalização docente. A devolutiva pedagógica aponta que o projeto “Diálogos com o GEPPFOR” e as ações realizadas, apresentam-se como relevantes agentes idealizadores e provedores de ações extensionistas voltadas para a formação continuada de profissionais da Educação não só para a região mineira, mas para todo o Brasil, uma vez que viabiliza palestras, encontros e cursos de aperfeiçoamento também de forma remota, contribuindo para a formação destes profissionais que muitas vezes não conseguem se deslocar pela distância dos centro de formação de professores ou pela jornada de trabalho exaustiva que acaba comprometendo os tempos de formação. O “Diálogos com o GEPPFOR” especificamente mostrou-se como um projeto com grande potencial, dada a sua adesão pela comunidade externa nos eventos realizados e a expansão da comunidade aprendente com diversas regiões do país.
Palavras-chave Extensão, Grupo de Pesquisa, GEPPFOR
Forma de apresentação..... Vídeo
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