Resumo |
O Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais foi fundado em 1989 e realiza atividades de formação, pesquisa e extensão sobre plantas medicinais contemplando o enfoque agroecológico dos processos fisiológicos e dos métodos de cultivo e o diálogo entre saberes tradicionais e acadêmicos sobre o uso das espécies. O Grupo vem se construindo como Espaço de CiênciaS Intercultural. Espaços de Ciência tem objetivo de popularizar conhecimentos, e para isso, receber visitantes é característica fundamental. A necessidade de produzir o roteiro pedagógico de visitação surge nesse processo com o objetivo de ampliar o aproveitamento das visitas. Para a construção do roteiro foi feito pesquisa bibliográfica sobre visitas educativas em espaços de ciências e espaços de ciências interculturais; reflexão sobre a intencionalidade das visitas; esquematização de roteiro base para todas as visitas, com a sequência de atividades a serem realizadas, independente das especificidades; diálogo com membros do Grupo sobre os espaços da casa, atividades já realizadas, possíveis novas atividades e temáticas que podem ser dialogadas; levantamento dos elementos presentes no Entre Folhas que possibilitam o diálogo sobre temáticas interculturais relacionadas às plantas medicinais; levantamento de práticas que podem ser realizadas durante visitas ao Entre Folhas que possibilitem o diálogo sobre ciências acadêmicas e populares; reflexão sobre cada espaço do Entre Folhas: sala de entrada, biblioteca, sala do Acervo Biocultural, laboratório, cozinha, quintal e sala de secagem. Foi feita a sistematização das temáticas e práticas levantadas coletivamente em cada espaço e em reunião do Grupo foi realizada a colocação em comum desta sistematização acompanhada de visita aos espaços da casa com membros do Grupo. Foram feitos ajustes, conforme sugestões e os roteiros estão sendo revistos pelos membros do Grupo visando a validação coletiva. Até o momento foram produzidos três roteiros: 1 (um) roteiro OBJETIVO para os guias, que será transformado em folder para que, em mãos durante as visitações, os guias possam se orientar; 1 (um) roteiro EXPLICATIVO que busca comtemplar os conceitos que os guias devem saber, como a história do Grupo Entre Folhas, processos como compostagem, descrição dos elementos presentes na casa, entre outros - esse roteiro vem para facilitar o compartilhamento e a busca por informações importantes do grupo; e 1 (um) roteiro para os VISITANTES com breves indicativos da visita e fotos de elementos da Casa para que os visitantes se orientem – este também será transformado em folder para disponibilização pelo Grupo. O Grupo Entre Folhas busca acolher as diversidades e contribuir para uma Universidade mais inclusiva e popular, e os roteiros pedagógicos interculturais em questão vem, nesse sentido, como forma de organizar e institucionalizar as visitações, ampliar as atividades de formação e o aproveitamento dos recursos que este espaço educativo e de CiênciaS tem a oferecer. |