Resumo |
A participação masculina na dança é dificultada por meio dos estereótipos sociais e culturais que esta prática corporal carrega. Desta maneira, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as limitações e motivações para participação de homens no Projeto Movimento e Saúde - #Dance UFV/CAF. Os objetivos específicos foram compreender as concepções de dança dos sujeitos participantes bem como diagnosticar por meio das narrativas dos estudantes de Licenciatura em Educação Física as ausências de homens no projeto. Para coleta de dados foi utilizado questionário semiestruturado enviado via e-mail articulado ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que mediante o aceite possibilitava seu preenchimento. A pesquisa de abordagem qualitativa obteve um total de 38 questionários respondidos dos 137 enviados. A análise foi por meio da técnica de análise de conteúdo. A análise permitiu perceber que a maioria dos estudantes respondentes considera a dança um conteúdo importante a ser trabalhado nas aulas de Educação Física, para além do exercício físico, abarcando temas transversais como gênero, cultura, autoconhecimento, entre outros. Mas, apesar de saberem a importância da dança, muitos não sentem segurança em ministrar uma aula na escola por se considerar despreparado, devido à lacuna na abordagem desse conteúdo durante sua formação inicial, ou seja, na sua vida acadêmica. Apesar do reconhecimento dos respondentes de que a dança enfrenta barreiras constituídas histórico socialmente, o preconceito que essa prática corporal carrega em relação aos homens que a praticam não apareceu nos resultados como um fator limitante para maior parte dos entrevistados. Os participantes da pesquisa consideram a dança uma prática corporal importante. Dessa forma, a reflexão acerca de fatores limitantes da participação devem-se ao processo de conhecimento e divulgação do projeto Movimento e Saúde - #Dance UFV / CAF bem como o horário que o mesmo ocorria. O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal ocorre no turno noturno, sendo muito comum os cursos noturnos possuírem elevado número de estudantes trabalhadores. |