“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16105

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Departamento de Química
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Isadora Maria Merighi de Freitas Tortelote
Orientador MARCIO JOSE DA SILVA
Outros membros Claudio Junior Andrade Ribeiro
Título Síntese e avaliação de catalisadores sais de césio do ácido fosfomolíbdico dopados com Vanádio em reações de oxidação do benzaldeído
Resumo Valorizar rejeitos e subprodutos dos processos industriais é de extrema importância no cenário mundial atual. Neste sentido, converter derivados de biomassa em produtos de maior valor agregado tem sido alvo de interesse econômino e ambiental. O benzaldeído, por exemplo, é um derivado da biomassa e é produzido nas reações de hidrólise dos resíduos, e sua conversão em ésteres e ou ácidos é uma forma positiva para o melhor aproveitamento da biomassa.
O presente trabalho visa converter o benzaldeído em produtos de oxidação em reações catalisadas por heteropoliácidos. Este processo utiliza compostos derivados da biomassa o que é uma forma de aproveitamento das matérias primas do país, sendo de interesse do ponto de vista econômico e ambiental.
Os heteropoliácidos serão caracterizados como complexos protônicos ácidos incorporados em ânions polioxometalatos, apresentando em sua estrutura octaedros de metal-oxigênio. Neste projeto, o objetivo central foi avaliar a atividade de catalisadores sais de césio do ácido fosfomolíbdico (H3PMo12O40) dopados com Vanádio em reações de oxidação do benzaldeído. Para isso, o heteropoliácido H3PMo12O40 teve seus prótons substituídos por cátions de césio, e 1 a 3 átomos de molibdênio substituídos por vanádio, tornando os produtos insolúveis no meio reacional e ativos em reações de oxidação.
O agente oxidante peróxido de hidrogênio foi utilizado nas reações, um aspecto positivo do ponto de vista econômico e ambiental, visto que outros oxidantes metálicos geram inúmeros efluentes e resíduos. Logo, superar os problemas advindos destes oxidantes é um processo extremamente importante.
No período em que o projeto está sendo executado, foram sintetizados os sais Cs3PMo12O40, Cs4PMo11VO40, Cs5PMo10V2O40 e Cs6PMo9V3O40, sendo caracterizados por espectroscopia no infravermelho, titulação potenciométrica e difração de Raios-X. Os produtos das reações dos sais na oxidação do benzaldeído com peróxido de hidrogênio foram identificados e, dentre os sais identificados e avaliados, o que melhor apresentou eficiência nas reações foi o Cs4PMo11VO40, com 75% de conversão e 85% de seletividade para o acetal, produto alvo da reação. Os experimentos com o objetivo de estudar outras variáveis da reação se encontram em execução.
Portanto, a realização do projeto contribui para a obtenção de produtos de química fina, visto que a utilização de compostos derivados da biomassa, como benzaldeído, de origem renovável e gerados como subprodutos em processos de maior escala é viável do ponto de vista econômico e ambiental.
Palavras-chave Heteropolissais de césio dopados com Vanádio, peróxido de hidrogênio, benzaldeído
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.