“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16104

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Haryane Julia Pereira da Silva
Orientador RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Outros membros Ana Letícia Santos Costa
Título Aumento da evasão escolar na educação básica em decorrência da Covid-19 e a importância do trabalho de assistentes sociais nas escolas
Resumo As políticas públicas no Brasil, notadamente a Política de Educação, desde os seus primórdios, tem sido marcada por contradições e disputas. Ainda que a Política de Educação se configure como um direito conquistado, ela se insere no contexto de projetos societários neoliberais conservadores, marcados pela mercantilização, desfinanceirização e privatização. Apesar dos retrocessos, a luta incansável pela educação pública e de qualidade trouxe avanços, como a aprovação da Lei 13.935/2019, que dispõe de serviços de Psicologia e Serviço Social nas escolas. Dessa forma, este trabalho busca refletir sobre a importância do exercício profissional de assistentes sociais no ambiente escolar, discutindo suas atribuições e competências, além de problematizar as dificuldades de acesso e permanência dos estudantes no ambiente escolar e o aumento da evasão em decorrência da pandemia por Covid-19. Em termos metodológicos, as análises se apoiaram em dados divulgados em notícias, legislações, e referenciais teóricos que discutem o agravamento das expressões da “questão social” no contexto pandêmico e seus rebatimentos na política de educação básica. Os resultados mostram que a crise estrutural do capitalismo intensificou e agravou a “questão social”, que se materializa no desemprego, pobreza, violências, insegurança alimentar, fome, falta de moradia digna, trabalho infantil, dificuldade de acesso à saúde, violação de direitos da criança e do adolescente, como também na evasão escolar na educação básica. Dessa forma, conclui-se que o cenário acarreta rebatimentos na vida dos(as) estudantes e suas famílias, trazendo desafios para o/a assistente social que se insere nas escolas de educação básica após a aprovação da Lei 13.935/2019. Nesse espaço, o profissional se depara com diversos obstáculos no enfrentamento à questão social, devido à falta de recursos orçamentários e desresponsabilização do Estado, que limitam suas condições de trabalho e dificultam a atuação profissional no atendimento e acompanhamento às crianças e adolescentes e suas famílias. Assim, diante da implementação da Lei 13.935/2019, o/a assistente social tem a sua atuação pautada pela Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8662/93), pelo Código de Ética de 1993 e pelo Projeto Ético-Político que subsidiam o profissional a traçar estratégias criativas, buscando formular respostas de enfrentamento à questão social, viabilizando a garantia de acesso, permanência e conclusão da educação básica, enquanto um direitos conquistado pela classe trabalhadora.
Palavras-chave Serviço Social e Política de Educação, Educação básica, Evasão escolar.
Forma de apresentação..... Painel
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