ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Análise |
Setor | Departamento de Economia Rural |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Michel Assef Jorge Ferreira |
Orientador | PABLO MURTA BAIAO ALBINO |
Título | Alfabetização Financeira: Um estudo por meio da aplicação de questionários pré-formulados |
Resumo | Ao redor do mundo, governos, órgãos internacionais e pesquisadores têm se dedicado à compreensão e ao desenvolvimento da alfabetização financeira, através da busca por abordagens eficazes e pelo aprimoramento de metodologias voltadas à educação financeira. Dessa forma, cada vez mais, o tema tem sido reconhecido como competência essencial para todos os cidadãos que se encontram face a uma conjuntura financeira cada vez mais complexa. Esse tema desenvolveu-se como uma grande preocupação dos governos de um número considerável de países, dado que, indivíduos com baixos graus de alfabetização financeira encontram mais obstáculos no momento de administrar suas economias e na tomada de decisões racionais e conscientes (ATKINSON; MESSY, 2012). Obstáculos são encontrados para a realização de avaliações de educação e alfabetização financeira, destacando-se a falta de compreensão dos aspectos e conceitos básicos, onde, de acordo com Huston (2010), 47% dos estudos envolvendo os temas, não foi feita a diferenciação entre a educação financeira e a alfabetização financeira, utilizando-se dos termos como sinônimos, não permitindo assim que sejam feitas avaliações consistentes com a realidade. Apesar de ser um tema relevante a todos os indivíduos envolvidos com suas finanças pessoais, ainda é inexistente, uma concordância a respeito de quais instrumentos para a mensuração da alfabetização e da educação financeira são mais eficientes. Dessa forma, a questão que norteia o projeto é: qual o índice de educação financeira e alfabetização financeira de grupos de produtores rurais das cidades de Acaiaca-MG e Diogo de Vasconcelos-MG em contraste com os índices nacionais, mediante a utilização de questionários avaliativos do tema? O trabalho é analítico e refere-se a um estudo descritivo, incluindo pesquisa documental e coleta quali-quantitativa de dados. A pesquisa quantitativa, de acordo com Lakatos e Marconi (1985), tem o objetivo de tornar tudo quantificável, sendo viável a sua tradução em números, opiniões e informações com o objetivo de classificação e análise. Para o desenvolvimento do trabalho foram aplicados questionários para produtores rurais participantes de três aplicações do “Jogo do empreendedor rural”, realizados durante os anos de 2021 e 2022. Os resultados encontrados colocam os dois municípios próximos da média nacional e ilustram os baixos níveis gerais de alfabetização financeira dos indivíduos entrevistados em localidades distintas, sublinhando a importância do foco na educação e alfabetização financeira, construindo preferencialmente essas competências desde a infância como recomendado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). |
Palavras-chave | alfabetização financeira, educação financeira, OCDE |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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