“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16094

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Análise
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Michel Assef Jorge Ferreira
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Título Alfabetização Financeira: Um estudo por meio da aplicação de questionários pré-formulados
Resumo Ao redor do mundo, governos, órgãos internacionais e pesquisadores têm se dedicado à compreensão e ao desenvolvimento da alfabetização financeira, através da busca por abordagens eficazes e pelo aprimoramento de metodologias voltadas à educação financeira. Dessa forma, cada vez mais, o tema tem sido reconhecido como competência essencial para todos os cidadãos que se encontram face a uma conjuntura financeira cada vez mais complexa. Esse tema desenvolveu-se como uma grande preocupação dos governos de um número considerável de países, dado que, indivíduos com baixos graus de alfabetização financeira encontram mais obstáculos no momento de administrar suas economias e na tomada de decisões racionais e conscientes (ATKINSON; MESSY, 2012). Obstáculos são encontrados para a realização de avaliações de educação e alfabetização financeira, destacando-se a falta de compreensão dos aspectos e conceitos básicos, onde, de acordo com Huston (2010), 47% dos estudos envolvendo os temas, não foi feita a diferenciação entre a educação financeira e a alfabetização financeira, utilizando-se dos termos como sinônimos, não permitindo assim que sejam feitas avaliações consistentes com a realidade.
Apesar de ser um tema relevante a todos os indivíduos envolvidos com suas finanças pessoais, ainda é inexistente, uma concordância a respeito de quais instrumentos para a mensuração da alfabetização e da educação financeira são mais eficientes. Dessa forma, a questão que norteia o projeto é: qual o índice de educação financeira e alfabetização financeira de grupos de produtores rurais das cidades de Acaiaca-MG e Diogo de Vasconcelos-MG em contraste com os índices nacionais, mediante a utilização de questionários avaliativos do tema?
O trabalho é analítico e refere-se a um estudo descritivo, incluindo pesquisa documental e coleta quali-quantitativa de dados. A pesquisa quantitativa, de acordo com Lakatos e Marconi (1985), tem o objetivo de tornar tudo quantificável, sendo viável a sua tradução em números, opiniões e informações com o objetivo de classificação e análise. Para o desenvolvimento do trabalho foram aplicados questionários para produtores rurais participantes de três aplicações do “Jogo do empreendedor rural”, realizados durante os anos de 2021 e 2022.
Os resultados encontrados colocam os dois municípios próximos da média nacional e ilustram os baixos níveis gerais de alfabetização financeira dos indivíduos entrevistados em localidades distintas, sublinhando a importância do foco na educação e alfabetização financeira, construindo preferencialmente essas competências desde a infância como recomendado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Palavras-chave alfabetização financeira, educação financeira, OCDE
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,80 segundos.