Resumo |
Os impactos da pandemia de Covid-19 na educação foram inúmeros e lançaram desafios em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo do trabalho, frente a essa questão, foi utilizar recursos digitais que dialogassem com os conteúdos de Química da primeira série do ensino médio,trabalhados ao longo do ano, e que favorecessem o protagonismo dos estudantes e as interações no ambiente educacional, sendo elas: interações estudante-professor, estudante-conteúdo, estudante-ambiente virtual, estudante-estudante e estudante-família, permitindo a instrumentalização de professores para trabalharem com diferentes recursos digitais. Para alcançar tal objetivo, foi feita a leitura de textos reportando o uso de ferramentas, principalmente durante o período de pandemia, e, a partir de um leque de opções, selecionamos algumas para serem trabalhadas: ‘Wordwall’, ‘Genial.ly’, ‘Kahoot’, Simulações PhET, ‘Google Meet’ e ‘YouTube’. As ferramentas Wordwall’, ‘Genial.ly’, ‘Kahoot’ foram utilizadas para a elaboração de atividades de aprofundamento e verificação de aprendizagem. No caso das simulações PhET, houve a criação de roteiros explicativos, funcionando como tutoriais para o usuário, explicando o passo a passo da exploração dos recursos e propondo questionamentos e momentos de reflexão sobre a atividade. O ‘YouTube’, por sua vez, foi utilizado para a disponibilização de uma sequência de vídeos com resolução de exercícios comentados e de diferentes níveis, permitindo ao usuário a escolha do caminho a ser seguido, de acordo com o seu entendimento do conteúdo. Houve, ademais, a verificação da efetividade das atividades a partir de um formulário opinativo criado no ‘Google Formulários’. Seguinte a tais aplicações para os alunos das primeiras séries de 2021 e 2022 do Colégio de Aplicação da UFV, os estudantes avaliaram as mesmas no ‘Google Formulários’, e os resultados obtidos foram utilizados para uma análise de dados em relação ao aproveitamento e aprendizagem da tarefa. Em caso positivo, a ferramenta foi utilizada novamente, da mesma forma ou de forma semelhante, realizando, por fim, um comparativo entre os instrumentos digitais, almejando gerar o melhor rendimento nas criações seguintes. Dessa forma, durante o período vigente da bolsa, os objetivos foram alcançados após uma verificação prática com os alunos da primeira série do ensino médio, mostrando a aplicabilidade das TDIC nos conteúdos de Química e Ciências da Natureza e favorecendo a aprendizagem a partir das interações no ambiente educacional. |