“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16078

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Solos
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geisevânia da Silva Martins
Orientador ELPIDIO INACIO FERNANDES FILHO
Outros membros Caleb Arriagada Gomes Camargo, Marco Túlio da Cunha Silva Moreira, Yann Nogueira Mateus Costa
Título O valor do PIB Per Capita como um influenciador no Ideb das cidades da região geográfica imediata de Viçosa
Resumo O presente trabalho teve por objetivo verificar se o valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita nas cidades da Região Geográfica Imediata de Viçosa influencia no valor do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sendo a região Geográfica Imediata de Viçosa, composta por doze municípios: Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, Presidente Bernardes, São Miguel, Teixeiras e Viçosa.
Para o desenvolvimento deste trabalho, a pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira etapa, foi a obtenção de dados e a segunda o processamento e discussão dos dados encontrados para a pesquisa. Foram feitas análises em sites públicos governamentais que disponibilizam dados recentes de índices educacionais das escolas da região escolhida. Em seguida, foi feita a opção pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Escola Básica) como índice a ser analisado no tocante à educação de cada município. Em um próximo momento, foi feito um levantamento dos dados do ano de 2019 através dos sites do INEP e IBGE, que foram organizados em uma tabela no Microsoft Excel dividindo os municípios de acordo com o valor do PIB per capita comparando também com o Ideb. Após a elaboração das tabelas, foram criados gráficos para melhor visualização e comparação dos dados entre os municípios analisados. Por fim, foi utilizado o QGis, um software livre com aplicação de SIG (Sistema de Informações Geográficas) que oferece suportes para visualização, edições e análises de dados geoespaciais.
Obteve-se como resultado que pode haver uma relação direta entre o valor da renda pessoal e o valor do Ideb nos municípios analisados. Mesmo que possam existir outros fatores que impactam no Ideb, a renda é um fator importante e que influência na qualidade do ensino, seja na esfera municipal, estadual e federal. Na região em estudo, cidades onde o PIB tende a ser maior, também tenderam a apresentar um Ideb maior, como apontaram os dados. Concluindo que, o PIB per capita das cidades da Região Geográfica Imediata de Viçosa, de fato, influencia no valor do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos mesmos municípios. Onde os municípios com maior arrecadação possuem um ensino público de melhor qualidade, enquanto os municípios considerados mais “pobres” tendem a apresentar uma educação com de pior qualidade.
Palavras-chave Desigualdade, Educação, QGIS
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.