“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16075

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Isabela Barbosa da Matta
Orientador KATIA DE LOURDES FRAGA
Título Inumeráveis: a construção de uma comunidade de afeto midiatizada no memorial em homenagem às vítimas do Coronavírus
Resumo Este projeto de pesquisa coaduna-se com a proposta da plataforma “Inumeráveis” de entender que a tragédia mundial acerca do Coronavírus extrapola a dimensão numérica e material. Interessa-nos entender de que forma, o site constitui uma comunidade de afeto midiatizada em torno dos relatos, das narrativas de vida em homenagem às pessoas que morreram em decorrência dessa doença.

Assim, a pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Inumeráveis: a construção de uma comunidade de afeto midiatizada no memorial em homenagem às vítimas do Coronavírus” foi criada em 2020, com o objetivo de confirmar se há (e de que maneira acontece) a formação de uma comunidade de afeto midiatizada em torno da plataforma nacional Inumeráveis, analisando os tributos produzidos e veiculados no site. Também foram estudados conceitos-chave para a pesquisa, tais como “jornalismo humanizado” e “narrativas de vida”, a fim de contribuir com seus referenciais teóricos. Como recorte para a pesquisa, na primeira fase do projeto de Iniciação Científica, foram analisados os 43 textos-tributos produzidos pelo núcleo do projeto de extensão Inumeráveis UFV do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, implantado também em 2020 após o convite de Rogério Zé. O projeto de extensão contou com a participação de mais de 30 voluntários durante os 10 meses em que permaneceu em atividade. Para que as análises propostas fossem realizadas, foi criado um grupo de pesquisa da coordenadora do projeto de Iniciação Científica. O GP se integrou ao projeto de extensão com o objetivo de acompanhar a operacionalização da produção dos textos-tributos e contribuiu para a decisão dos textos para o referencial teórico e a metodologia aplicada, sendo esta a análise de conteúdo. Dessa forma, houve um acompanhamento frequente dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto de extensão e da
produção dos tributos.

A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível confirmar a formação de uma comunidade de afeto midiatizada em torno do memorial Inumeráveis. Contudo, considera-se pertinente dar continuidade ao projeto de pesquisa, pelos dados gerados e pelas narrativas de vida contadas ao longo dos tributos, honrando a já citada epígrafe do site nacional: “Gente merece existir em prosa”.

Nessa segunda fase do projeto, realizamos entrevistas em profundidade com os produtores dos textos-tributos e familiares que concederam entrevistas para materializar a homenagem às vítimas da Covid-19. Essa estratégia metodológica foi coadunada com o trabalho desenvolvido anteriormente com o objetivo de investigarmos nas falas dos agentes produtores de que forma o memorial “Inumeráveis” constitui uma comunidade de afeto midiatizada a partir das narrativas de vida em homenagem às vítimas do Coronavírus.
Palavras-chave Coronavírus, comunidade de afeto, narrativas de vida
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.