“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16070

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Tayroni Cristiano Júnio Diniz da Silva
Orientador JOSE LEANDRO PETERS
Título Cidadania política no Ensino Médio.
Resumo Este trabalho tem como objetivo principal compreender como as escolas públicas de Ensino Médio no Brasil promovem uma base educacional de qualidade para o exercício da cidadania política de seus formados. Pensamos ser importante, no processo formativo de estudantes secundaristas, a conscientização sobre cidadania e propostas de engajamento no debate político e social com a finalidade de gerar cidadãos mais críticos e conhecedores da sociedade que os rodeia. A pesquisa propõe discussões sobre a formação escolar e educacional dos estudantes matriculados no Ensino Médio, contribuindo para os debates em torno da qualidade do ensino ofertado pelo Estado aos cidadãos e da formação dos jovens brasileiros para o exercício pleno da cidadania. Entende-se que as reflexões desencadeadas pelo trabalho permitem a problematização em torno do acesso a bens e serviços por parte de uma parcela significativa da população brasileira. Ao desenvolvermos a pesquisa, analisamos documentos institucionais e ouvimos os alunos e suas opiniões por meio de questionários que envolviam perguntas sobre o ensino da prática e exercício da cidadania política. O questionário foi aplicado em nível local com foco nos alunos matriculados no Ensino Médio integral na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal, propondo uma micro-análise da problemática. Após as análises qualitativa e quantitativa dos dados coletados, esperamos poder propor alternativas para estimular o ensino da cidadania política no ensino médio. Almejamos que, ao final do projeto, possamos fazer apontamentos que proponham abordagens em torno de uma educação libertadora, refletindo sobre uma formação com vistas a uma população mais engajada e consciente sobre seus direitos, deveres, bem como sobre o funcionamento do Estado e da sociedade brasileira. Como aporte teórico, nos ancoramos nas reflexões de José Murilo de Carvalho (2013), Thomas H. Marshall (1950) e Paulo Freire (1996). A pesquisa encontra-se em fase de análise das respostas obtidas após a aplicação do questionário.
Palavras-chave Educação Cidadã, Ensino Básico, Cidadania
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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