“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16068

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gustavo Alexandre Alves Batista
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Mateus José dos Santos, Sidney Pires Martins
Título Novo Ensino Médio e a Educação Em Ciências: catalisando estratégias de formação Continuada
Resumo O presente projeto de extensão busca estreitar laços entre a Universidade e as escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Viçosa (MG) que aderiram ao Novo Ensino Médio (NEM). A partir de 2022, todas as escolas do Estado de Minas Gerais precisaram se (re)estruturar para atender à nova arquitetura curricular instituída pelo Governo mineiro. Desse modo, a mudança ocorrerá de forma gradual, sendo implementado obrigatoriamente no ano de 2022, no 1º Ano do Ensino Médio e, assim, por diante até o ano de 2024. Embalado por tantas modificações após um período desafiador de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais em detrimento da pandemia do coronavírus, o NEM representa uma fase do Ensino Médio que requer atenções, investigações, problematizações e vínculos extensionistas com os centros de formação de professores, de modo que juntos possam ser estabelecidos laços efetivos e afetivos no chão da escola para a compreensão da finalidade do NEM e das implicações desse novo formato. Este projeto de extensão vem desenvolvendo um ciclo de formação continuada que se desdobra em quatro oficinas de extensão voltadas para os docentes de Ciências da Natureza do Ensino Médio da cidade de Viçosa (MG) e que já estão inseridos no NEM. O presente ciclo de formação continuada busca, constantemente, por vínculos efetivos com os centros de formação de professores da Universidade Federal de Viçosa. Deste modo, as ações do projeto de extensão vêm sendo desenvolvidas pela equipe extensionista em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) da referida universidade que ao longo dos últimos anos socializa pesquisas e ações de extensão envolvendo o novo currículo do Ensino Médio mineiro. A presente proposta privilegia a construção e a produção conhecimentos no qual os docentes de Ciências da Natureza do Ensino Médio das escolas de Viçosa passam a ter a oportunidade de produzir e consolidar estratégias que priorizam uma formação de qualidade de seus estudantes de Ensino Médio, dada as inúmeras fragilidades formativas impostas pelo NEM. Nesta lógica, a formação continuada tem se feito essencial para que Universidade e Escola possam, em parceria, elaborar uma série de estratégias que favoreçam os processos formativos e, por consequência, impactem a realidade social. Durante os encontros formativos com os docentes participantes são propostas atividades práticas que buscam por movimentos ontológicos de modo que estes profissionais articulem aspectos teóricos com a vivência em sala de aula. Todo o material produzido é analisado posteriormente pela equipe de extensão que adaptou o referido projeto para um projeto de pesquisa. Essa indissociabilidade entre pesquisa e extensão é fundamental para que seja cada vez mais valorizado o potencial das ações extensionistas em Ciências da Educação e de que forma tais ações têm impactado as realidades em que elas se inserem.
Palavras-chave Novo Ensino Médio, Formação Continuada, Ciências da Natureza
Forma de apresentação..... Vídeo
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