Resumo |
Introdução: a hipodermóclise é uma via de administração de fluidos subcutânea que pode ser utilizada como uma boa alternativa para inúmeras situações encontradas no cotidiano do enfermeiro, especialmente no atendimento aos pacientes idosos e em cuidados paliativos. Entretanto, a hipodermóclise é pouco difundida em salas de aula, o que prejudica sua utilização como meio terapêutico. Assim, torna-se necessária a maior explanação dessa técnica, a partir de metodologias ativas que possibilitem maior interação com os estudantes, bem como o desenvolvimento do raciocínio crítico em relação à sua indicação e utilização, como é o caso da metodologia da problematização. Essa metodologia permite que o estudante faça uma observação da realidade, identificando um problema e ao final, proponha uma solução. Objetivos: comparar o conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise antes e depois de uma intervenção educativa utilizando a metodologia da problematização. Materiais e Métodos: estudo quase-experimental, realizado com 22 estudantes dos cursos graduação em enfermagem e medicina de uma universidade pública federal. Os estudantes participaram da intervenção educativa utilizando a metodologia da problematização baseada no Arco de Maguerez, realizada em fevereiro de 2022. O conhecimento sobre hipodermóclise foi mensurado antes e após a intervenção, a partir de um questionário previamente validado incluindo questões relativas a definição, indicação, contraindicação e aspectos práticos como locais de punção, complicações, responsáveis pela prescrição e punção, tempo de permanência e volume máximo infundido. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar e T de Student para amostras pareadas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente (parecer nº 5.249.949). Resultados: houve predomínio de estudantes do sexo feminino (77,3%), matriculados no curso de graduação em Enfermagem (90,9%). A média de idade foi de 24,9 (±2,2) anos. Em relação ao conhecimento sobre hipodermóclise, houve diferença estatisticamente significativa no número de acertos dos estudantes em 75% das questões avaliadas (p<0,05). Destaca-se que não houve diferença significativa entre o número de acertos das questões sobre definição, possíveis complicações e volume máximo a ser infundido. Conclusões: a metodologia da problematização baseada no Arco de Maguerez contribuiu positivamente para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre hipodermóclise. |