“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16057

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros Edimara Aparecida Buonicontro, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Juliana de Souza Lima Coutinho
Título A problematização como estratégia de ensino sobre hipodermóclise para alunos de enfermagem e medicina
Resumo Introdução: a hipodermóclise é uma via de administração de fluidos subcutânea que pode ser utilizada como uma boa alternativa para inúmeras situações encontradas no cotidiano do enfermeiro, especialmente no atendimento aos pacientes idosos e em cuidados paliativos. Entretanto, a hipodermóclise é pouco difundida em salas de aula, o que prejudica sua utilização como meio terapêutico. Assim, torna-se necessária a maior explanação dessa técnica, a partir de metodologias ativas que possibilitem maior interação com os estudantes, bem como o desenvolvimento do raciocínio crítico em relação à sua indicação e utilização, como é o caso da metodologia da problematização. Essa metodologia permite que o estudante faça uma observação da realidade, identificando um problema e ao final, proponha uma solução. Objetivos: comparar o conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise antes e depois de uma intervenção educativa utilizando a metodologia da problematização. Materiais e Métodos: estudo quase-experimental, realizado com 22 estudantes dos cursos graduação em enfermagem e medicina de uma universidade pública federal. Os estudantes participaram da intervenção educativa utilizando a metodologia da problematização baseada no Arco de Maguerez, realizada em fevereiro de 2022. O conhecimento sobre hipodermóclise foi mensurado antes e após a intervenção, a partir de um questionário previamente validado incluindo questões relativas a definição, indicação, contraindicação e aspectos práticos como locais de punção, complicações, responsáveis pela prescrição e punção, tempo de permanência e volume máximo infundido. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar e T de Student para amostras pareadas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente (parecer nº 5.249.949). Resultados: houve predomínio de estudantes do sexo feminino (77,3%), matriculados no curso de graduação em Enfermagem (90,9%). A média de idade foi de 24,9 (±2,2) anos. Em relação ao conhecimento sobre hipodermóclise, houve diferença estatisticamente significativa no número de acertos dos estudantes em 75% das questões avaliadas (p<0,05). Destaca-se que não houve diferença significativa entre o número de acertos das questões sobre definição, possíveis complicações e volume máximo a ser infundido. Conclusões: a metodologia da problematização baseada no Arco de Maguerez contribuiu positivamente para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre hipodermóclise.
Palavras-chave Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Medicina, Hipodermóclise
Forma de apresentação..... Vídeo
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