“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16045

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Carolina Pereira de Castro Ribeiro Bastos
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros GINIA CEZAR BONTEMPO
Título Expressões da interculturalidade nos Cadernos da Caravana dos Saberes Populares
Resumo Este estudo de caso examina o trabalho intercultural realizado a partir da disciplina Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431) oferecida no Período Emergencial Remoto 2020/01. Os objetivos da pesquisa foram identificar a interculturalidade e refletir sobre a formação de professores. O instrumento pedagógico (formativo e avaliativo) “Caderno da Caravana dos Saberes Populares” foi o objeto deste estudo. Analisei suas contribuições para expressão diversificada das aprendizagens com foco na interculturalidade. A abordagem é qualitativa e a investigação adota procedimentos como análise documental, observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas e questionários. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. A compreensão da abordagem de integração de conhecimentos e modos de ver e pensar a realidade na educação investiga cooperação, pontos de articulação, complementaridade, enriquecimento mútuo e trocas. As entrevistas com as professoras/or idealizadoras/or da disciplina indicaram pistas aos caminhos ou temas da abordagem intercultural. Sinceridade nas narrativas, mudanças na forma de ver e perceber a vida, sensibilização da escuta e inquietações das/dos estudantes determinaram as escolhas das expressões da interculturalidade nos cadernos. A diversidade das formas de aprendizagem, realidade do território em que cada pessoa está inserida, diálogo autêntico, escuta profunda, interação entre pessoas, integração de saberes, vivências contextualizadas, circularidade, confluência e transfluência foram as categorias das análises interculturais. Os estudantes que viveram a experiência mostram que a escuta das mestras e mestres dos saberes populares foi observada como oportunidade de começar a entender a dinâmica de alguns movimentos e compreender como o mundo é plural. A autonomia e liberdade de escolha das formas de expressão de aprendizagens contribuiu para a construção do conhecimento. Infindáveis estigmas e preconceitos precisam ser percebidos, esclarecidos e (re)interpretados para a transformação da desigualdade nas relações de poder que nos atravessam e se impõem às nossas ações e discursos. Precisamos prosseguir atentas/os à caricaturização do popular e à abordagem superficial de saberes descontextualizados ou à folclorização pejorativa de mitos, símbolos e ritos.
Palavras-chave Interculturalidade, Encontro de Saberes, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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