Resumo |
Introdução: Apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e desenvolvida junto à Universidade Federal de Viçosa no período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022 na qual foi realizado de forma híbrida, com a maior parte online devido às restrições de contato resultantes da pandemia de covid-19 e com os últimos quatro meses ocorrido de forma presencial. Objetivos: A pesquisa teve por objetivo geral produzir material didático de matemática para o estudo de função exponencial mediadas pelo smartphone. O referido objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: colaborar na criação de atividades investigativas e interdisciplinares para o estudo de função exponencial; disponibilizar as atividades produzidas em um GeoGebraBook; e compreender como o uso de tecnologias digitais pode ser utilizado em processos de produção de material didático de matemática. Metodologia: Adotamos como metodologia principal na nossa investigação a qualitativa, pois ela permite compreender de que maneira podemos produzir um material didático de função exponencial mediadas pelos smartphones. Ademais, utilizamos estudos teóricos na temática Tecnologia Digitais e Educação Matemática para orientar a produção dos dados da pesquisa. A tecnologia voltada para Educação Matemática tem sofrido diversas transformações que permite agrupá-las em fases. Dentre as fases associadas às tecnologias na educação matemática, nos encontramos na quinta fase, onde o protagonismo se associa ao uso de vídeos na Educação Matemática e ao uso do smartphone com fins educacionais, nesse contexto, surge a motivação da pesquisa, que consiste em colaborar para o desenvolvimento de material didático sobre função exponencial mediadas pelo smartphone, com o aplicativo GeoGebra. A pesquisa se justifica ainda devido à função exponencial ter sido evidenciada durante a pandemia causada pela convid-19. Optamos por elaborar atividades de cunho investigativo associado ao tema função exponencial, devido às potencialidades das atividades investigativas que perpassam a atuação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. Resultados: Podemos destacar como resultado principal a criação do GeoGebraBook “Atividades Investigativas e Função Exponencial”, espaço em que foram disponibilizadas as atividades elaboradas. Conclusões: Acreditamos que a divulgação do material didático produzido pode oferecer aos professores da Educação Básica, uma forma dinâmica de trabalhar função exponencial por meio do smartphone em sala de aula, de maneira investigativa e interessante. |