“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16019

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maycon Junio Ivo Vieira
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Produção de Material Didático de Matemática com Tecnologias Digitais
Resumo Introdução: Apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e desenvolvida junto à Universidade Federal de Viçosa no período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022 na qual foi realizado de forma híbrida, com a maior parte online devido às restrições de contato resultantes da pandemia de covid-19 e com os últimos quatro meses ocorrido de forma presencial. Objetivos: A pesquisa teve por objetivo geral produzir material didático de matemática para o estudo de função exponencial mediadas pelo smartphone. O referido objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: colaborar na criação de atividades investigativas e interdisciplinares para o estudo de função exponencial; disponibilizar as atividades produzidas em um GeoGebraBook; e compreender como o uso de tecnologias digitais pode ser utilizado em processos de produção de material didático de matemática. Metodologia: Adotamos como metodologia principal na nossa investigação a qualitativa, pois ela permite compreender de que maneira podemos produzir um material didático de função exponencial mediadas pelos smartphones. Ademais, utilizamos estudos teóricos na temática Tecnologia Digitais e Educação Matemática para orientar a produção dos dados da pesquisa. A tecnologia voltada para Educação Matemática tem sofrido diversas transformações que permite agrupá-las em fases. Dentre as fases associadas às tecnologias na educação matemática, nos encontramos na quinta fase, onde o protagonismo se associa ao uso de vídeos na Educação Matemática e ao uso do smartphone com fins educacionais, nesse contexto, surge a motivação da pesquisa, que consiste em colaborar para o desenvolvimento de material didático sobre função exponencial mediadas pelo smartphone, com o aplicativo GeoGebra. A pesquisa se justifica ainda devido à função exponencial ter sido evidenciada durante a pandemia causada pela convid-19. Optamos por elaborar atividades de cunho investigativo associado ao tema função exponencial, devido às potencialidades das atividades investigativas que perpassam a atuação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. Resultados: Podemos destacar como resultado principal a criação do GeoGebraBook “Atividades Investigativas e Função Exponencial”, espaço em que foram disponibilizadas as atividades elaboradas. Conclusões: Acreditamos que a divulgação do material didático produzido pode oferecer aos professores da Educação Básica, uma forma dinâmica de trabalhar função exponencial por meio do smartphone em sala de aula, de maneira investigativa e interessante.
Palavras-chave GeoGebra, Função Exponencial, Educação Matemática.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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