Resumo |
Apresentamos a pesquisa de Iniciação Científica “Brincadeiras com luz no espaço: Iluminação Cênica para crianças”, um trabalho que visa estimular o interesse pela linguagem da Iluminação Cênica, bem como pelas Artes Cênicas. Problematiza o lugar de aprendizado por meio de vivências artísticas no âmbito da ação cultural no sentido de estimular a ideia de pertencimento, apropriação, produção de conhecimento e de significado para os participantes. Para tanto, desenvolveu oficinas de exploração da percepção artística, da cor, da visualidade e da luz com o intuito de possibilitar o contato com elementos técnicos e estéticos que compõem a linguagem da iluminação. Tem como objeto de estudo a apropriação dos participantes em relação a composição e estrutura da visualidade cênica por meio da linguagem da Iluminação em consonância com a ideia de Poética do Espaço, de Bachelard (2008). Sendo o campo da pesquisa, as oficinas anteriormente mencionadas. Com base na metodologia de Pesquisa-ação, o trabalho está organizado como um estudo de caso no qual o bolsista, propôs ações continuamente avaliadas ao longo do processo. Na primeira etapa da pesquisa, ocorreu um treinamento na linguagem da Iluminação junto aos colaboradores do projeto, bem como a idealização das oficinas. Na sequência, entre os meses de maio e junho de 2022 foram realizados seis encontros semanais na cidade de Paula Cândido, com crianças de 7 a 10 anos de idade, do Centro de Referência da Assistência Social do município. Configurando-se como o campo de pesquisa deste trabalho, as oficinas foram divididas em dois blocos temáticos. No primeiro "Recorte, cole e crie com Cores e Luz no espaço", o estímulo à descoberta de uma nova possibilidade de misturar cores, e pintar sem a utilização de tinta e pincel. Nestas vivências a tinta deu lugar à luz, o pincel ao refletor/lanterna, e o papel ao espaço; No segundo bloco, denominado "Diálogos entre sombra, luz e cores" a partir do Teatro de sombras Chinês atividades possibilitaram interações poéticas de exploração das dimensões da sombra no espaço, opacidade, transparência e projeção de objetos exercitando a imaginação criadora por meio da visualidade. Ao longo das ações do projeto foi possível compreender que não bastava apenas tratar a iluminação cênica como tema, conteúdo e nas oficinas, mas era necessário trazê-la como experiência estética, proporcionando uma ambientação para que a luz, em todos os momentos, fosse um fator ativo de construção de significado e transubjetividade. A partir das vivências realizadas, o bolsista IC passou a organizar o registro das vivências realizadas apresentando o desenvolvimento das ações em prol da reflexão sobre a sua experiência como propositor das oficinas. Tendo realizado a revisão bibliográfica, na próxima e última etapa, redigirá o relato de experiência referente às ações realizadas no contexto de realização das ações com referência nas relações sujeito, corpo e espaço. |