“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16011

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Wenderson Flávio Paschoal Valverde
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros Beatriz de Oliveira Lima, MARCOS ANTONIO DOS SANTOS FERNANDES, Thamiris Calegari Rodrigues
Título A Visualidade lúdica na Iluminação Cênica: ações artístico pedagógicas no CRAS de Paula Cândido.
Resumo Apresentamos a pesquisa de Iniciação Científica “Brincadeiras com luz no espaço: Iluminação Cênica para crianças”, um trabalho que visa estimular o interesse pela linguagem da Iluminação Cênica, bem como pelas Artes Cênicas. Problematiza o lugar de aprendizado por meio de vivências artísticas no âmbito da ação cultural no sentido de estimular a ideia de pertencimento, apropriação, produção de conhecimento e de significado para os participantes. Para tanto, desenvolveu oficinas de exploração da percepção artística, da cor, da visualidade e da luz com o intuito de possibilitar o contato com elementos técnicos e estéticos que compõem a linguagem da iluminação. Tem como objeto de estudo a apropriação dos participantes em relação a composição e estrutura da visualidade cênica por meio da linguagem da Iluminação em consonância com a ideia de Poética do Espaço, de Bachelard (2008). Sendo o campo da pesquisa, as oficinas anteriormente mencionadas. Com base na metodologia de Pesquisa-ação, o trabalho está organizado como um estudo de caso no qual o bolsista, propôs ações continuamente avaliadas ao longo do processo. Na primeira etapa da pesquisa, ocorreu um treinamento na linguagem da Iluminação junto aos colaboradores do projeto, bem como a idealização das oficinas. Na sequência, entre os meses de maio e junho de 2022 foram realizados seis encontros semanais na cidade de Paula Cândido, com crianças de 7 a 10 anos de idade, do Centro de Referência da Assistência Social do município. Configurando-se como o campo de pesquisa deste trabalho, as oficinas foram divididas em dois blocos temáticos. No primeiro "Recorte, cole e crie com Cores e Luz no espaço", o estímulo à descoberta de uma nova possibilidade de misturar cores, e pintar sem a utilização de tinta e pincel. Nestas vivências a tinta deu lugar à luz, o pincel ao refletor/lanterna, e o papel ao espaço; No segundo bloco, denominado "Diálogos entre sombra, luz e cores" a partir do Teatro de sombras Chinês atividades possibilitaram interações poéticas de exploração das dimensões da sombra no espaço, opacidade, transparência e projeção de objetos exercitando a imaginação criadora por meio da visualidade. Ao longo das ações do projeto foi possível compreender que não bastava apenas tratar a iluminação cênica como tema, conteúdo e nas oficinas, mas era necessário trazê-la como experiência estética, proporcionando uma ambientação para que a luz, em todos os momentos, fosse um fator ativo de construção de significado e transubjetividade. A partir das vivências realizadas, o bolsista IC passou a organizar o registro das vivências realizadas apresentando o desenvolvimento das ações em prol da reflexão sobre a sua experiência como propositor das oficinas. Tendo realizado a revisão bibliográfica, na próxima e última etapa, redigirá o relato de experiência referente às ações realizadas no contexto de realização das ações com referência nas relações sujeito, corpo e espaço.
Palavras-chave Iluminação Cênica, Poética do Espaço, Visualidade da Cena.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.