Resumo |
Introdução: Nas últimas décadas, constata-se a transição etária da população brasileira, com aumento da expectativa de vida e da população idosa. Percebe-se que a sociedade não tem se preparado para o enfrentamento das demandas emergidas do envelhecimento populacional. O processo de envelhecimento não ocasiona perda da homeostase, entretanto, alguns idosos não conseguem mantê-la e podem evoluir com perda de autonomia e independência, necessitando de maior assistência. Alguns familiares não conseguem atender as demandas relacionadas ao envelhecimento, fazendo com que os mesmos busquem Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) como opção de residência e cuidado. A enfermagem tem o papel fundamental na assistência prestada aos idosos das ILPI sendo responsável pelo cuidado, prevenção, promoção e reabilitação da saúde destes clientes. Objetivos: Relatar a experiência de um discente de enfermagem no cuidado integral e direto a um idoso institucionalizado. Principais ações: Trata-se de uma atividade desenvolvida durante aulas práticas do curso de enfermagem em que foram realizadas a assistência integral ao idoso baseada na coleta de dados, no exame físico, na definição dos problemas relacionados à saúde e na implementação de um plano de cuidados para resolução dos problemas de um idoso. Resultados alcançados: Após avaliação multidimensional do idoso foram realizadas as seguintes ações: educação em saúde com orientações acerca do estilo de vida mais saudável, atividades de lazer ao ar livre como caminhadas e conversa com escuta ativa, jogo da memória, entre outras. Percebeu-se a importância da escuta qualificada e abordagem centrada no cliente, que deve assumir seu papel como sujeito ativo em seu processo de saúde-doença. Ao discente foi possível desenvolver habilidades comunicativas e empáticas, manifestadas na alteridade, no “encontro com o outro”, onde cada um deixa e leva um pouco de si. Conclusões: O fio condutor que fundamentou a atividade baseou-se em uma tecnologia leve, dialógica, horizontal. Além disso, ao priorizar uma abordagem centrada no cliente e na educação em saúde foi possível observar a capacidade de independência do idoso para o autocuidado, estimulando sua autonomia. A experiência foi ímpar para o discente pois permitiu ao mesmo implementar intervenções relacionadas à saúde do idoso baseadas em conhecimento científico, considerando a realidade do sujeito para que o mesmo se mantenha como protagonista do seu cuidado. |