Outros membros |
Gabriela Moreira Silva, Isabella Marcossi Biagioni Baeta Carreira, Laura Figueiredo Machado, Letícia de Almeida Silva, Lindaura Miranda Vilela Goulart, Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva, Nicole Guimarães Jorge Silva, Sarah Souza Silva |
Resumo |
Tentando suprir a necessidade de se construir habitações seguras e com respaldo técnico, dimensionadas e projetadas de acordo com normas técnicas vigentes e voltadas para famílias e comunidades de baixa renda, foi criado o projeto de extensão Engenharia Pública (EP), da Universidade Federal de Viçosa, composto por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. O EP tem como finalidade captar projetos de cunho social que auxiliam na formação profissional dos membros e que contribuem para o desenvolvimento significativo da comunidade de Viçosa e região, atuando em consonância com a Lei 11.888/08 de assistência técnica. Um dos projetos sociais desenvolvido foi o de elaboração e dimensionamento dos projetos estrutural, hidrossanitário e pluvial do Centro Educacional e Ação Social São Sebastião (Creche Cantinho Feliz), uma creche comunitária mantida por meio de doações. O intuito do projeto foi atender às demandas da edificação e proporcionar aos estudantes envolvidos a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, além de capacitá-los e envolvê-los em ações extensionistas, retornando o investimento em educação à comunidade de Viçosa. Os projetos do Centro Social foram iniciados em 2014, e a edificação, localizada no bairro Inácio Martins, em Viçosa, Minas Gerais, foi construída por meio de doações e arrecadações em eventos, sendo inaugurada no ano de 2021. Os projetos foram solicitados em etapas, sendo inicialmente construída a estrutura da edificação. Posteriormente, foram elaborados os demais projetos e, portanto, cada projeto contou com diferentes equipes de estudantes. Com a elaboração dos projetos de maneira segmentada, foi possível perceber a importância do processo de compatibilização entre projetos e a necessidade de serem feitos simultaneamente, evitando erros, patologias e dificuldades construtivas. A ação extensionista também permitiu a integralização dos membros com a construção civil e os problemas diários envolvidos, o controle do processo criativo, o contato direto com clientes, o desenvolvimento de habilidades pessoais como proatividade, comunicação com encarregados da obra, pensamento crítico e solução de problemas cotidianos, além da identificação de patologias e capacitação profissional, atividades que nem sempre são exercidas em estágios convencionais ou abordadas em sala de aula. Após todo o processo de análise da obra e aplicação de soluções coerentes e acessíveis para a comunidade, a creche foi inaugurada, permitindo uma melhor realidade para as crianças atendidas. Garantiu-se, portanto, a execução de instalações funcionais e seguras que proporcionam maior conforto e aprendizado dos usuários, colaborando para uma melhor educação voltada à população da cidade. |