Outros membros |
Elismarcia Lessa Andrade, Evyla Iully Guedes Pego, Letícia Tavares Brandão, Maisa Martiniano Pereira, Maria Eduarda Silva e Castro, Mariana Melo Oliveira, Victoria da Silva Rodrigues, Vitória Flávia Cardoso Lopes |
Resumo |
O Projeto Contação de Histórias Infantis: Promovendo a Imaginação e o Lúdico foi estruturado e é desenvolvido desde 2008, após observações realizadas em escolas que apresentaram um baixo índice na realização de atividades de literatura infantil. Visando alcançar um número maior de crianças, suas ações se dão de forma itinerante, indo além do público do campus da universidade, alcançando toda a comunidade de Viçosa e microrregião. O projeto não parou durante a pandemia, realizando inúmeros vídeos e lives relacionados à literatura infantil e formação de professores. Com o retorno presencial, percebeu-se que estas atividades podem e devem ser mantidas por meio das mídias sociais que foram construídas durante o período de atendimentos remotos. No contexto de retorno às atividades presenciais, um dos objetivos do "Contação de Histórias" é a retomada das ações nas instituições formais e informais de ensino, levando a literatura infantil e resgatando o contato com a contação de histórias. Neste novo cenário, alguns dos exemplos de locais em que o projeto já realizou suas ações em 2022 são: a Feira da Violeira, Quintal Solidário, Academia de Saúde do Fundão, Centro de Educação Infantil de Monte Celeste, Escola Piuí de Viçosa, Semana Mundial do Brincar do Município de Viçosa, Escola Municipal João Francisco da Silva na Cachoeirinha e a Centro Educacional Prof. Edith Pereira Fois. Dentre as ações a serem realizadas, há a proposta de levar aos profissionais da Educação Infantil os cursos e oficinas que despertam para a importância da literatura infantil, utilizando propostas lúdicas e confecção de recursos diferenciados e promoção de eventos de formação de professores e a tradicional Contação de histórias nas praças da cidade. Nas oficinas, são desenvolvidas diferentes técnicas e recursos para o trabalho dos professores, ampliando suas possibilidades e acesso à uma variedade de materiais pedagógicos de qualidade. O objetivo é que esses professores incorporem na rotina escolar um momento destinado à exploração e vivências da literatura. Quanto aos discentes do curso de Educação Infantil e de outros cursos vinculados ao projeto, o objetivo é possibilitar sua inserção nas práticas extensionistas, promovendo a interação destes com a comunidade externa. Outra ação importante é o estudo do impacto do ensino remoto no âmbito literário levantando, ainda, como estão sendo realizadas as atividades de literatura nas escolas que atendem à faixa etária de 0 a 6 anos, tendo em vista que muitas crianças não tiveram atendimento escolar durante a pandemia. Conclui-se que o projeto está atendendo adequadamente sua proposta e está em processo de readequação, com ações junto ao público alvo para planejar e traçar intervenções e mediações em literatura infantil visando o fortalecimento desta atividade. |