“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 15990

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ingrid Vitoria Basilio
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Relações de gênero e ensino de geografia: análise dos planos de estudos tutorados
Resumo A pandemia do novo corona vírus (SARS-CoV-2) impactou fortemente o cenário mundial, em seus diversos âmbitos, gerando consequências econômicas, sociais, políticas e, consequentemente no campo educacional. A fim de evitar a contaminação, foi prescrito por epidemiologistas e infectologistas, a suspensão das atividades presenciais. Mediante a situação emergencial, Governos Estaduais e Municipais desenvolveram diferentes meios para a realização de atividades remotas, a Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE), institucionalizou o Regime de Atividades não Presenciais (REANP), que contou com três principais eixos de trabalho: O Programa se Liga na Educação; o aplicativo Conexão Escola; o Plano de Estudo Tutorado (PET). Dentre esses, o PET se tornou o mais utilizado. O trabalho constitui-se de uma análise de conteúdo, buscando analisar os PETs de Geografia do 08º ano do Ensino Fundamental, com o enfoque nas questões de Gênero. Nesta pesquisa foram analisados os PETs do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha pelo 8º ano se deve pela proximidade com as turmas ao acompanhá-las como residente no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo deste trabalho foi verificar no ensino de Geografia, as representações de Gênero que estão sendo abordadas por meio dos PETs. Além disso, busca-se identificar as possíveis mudanças, permanências e ocultamentos, que pautam a temática acerca do gênero. A metodologia utilizada neste trabalho é a análise de conteúdo. Para este trabalho, foi realizado a análise de sete PETs e de outros documentos que nortearam a sua construção, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Circulares e Memorandos. Após a análise dos materiais, O PET pode ser compreendido como um currículo, ancorado na BNCC, e o currículo se apresenta como um campo de disputas, e os silenciamentos e ocultamentos presentes são intencionais. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental, gênero é apresentado como assunto transversal. Por gênero entende-se todas as relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres, resultantes de uma construção social e cultural do papel de ambos a partir de suas diferenças sexuais. Joseli Silva (2009), nos faz compreender a importância das Geografias Feministas para os estudos de gênero, pois a ciência geográfica apresenta traços característicos que dificultam a expressão das pessoas cujas existências vão em desencontro com o padrão hegemônico cis, heteronormativo, machista, patriarcal e branco. Posto isso, tem-se a necessidade refletir, a quem interessa a invisibilização e exclusão das relações de gênero no currículo escolar e no Plano de Estudo Tutorado. As relações de gênero presentes nos PETs, reafirmam a permanência da exclusão e invisibilização e a produção de identidades distintas entre homens e mulheres. Além disso, possuem um discurso predominantemente masculino, pautado no binarismo e na sexualização dos diversos espaços.
Palavras-chave Gênero, Currículo, Ensino de Geografia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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