Resumo |
Na contemporaneidade, as redes sociais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. O Instagram é uma dessas redes que tem como característica o compartilhamento de fotos e vídeos, permitindo também formas de interação entre os perfis e seus seguidores. O objetivo da pesquisa foi criar um perfil, com usuário “ArduQuim”, na rede social Instagram, para divulgar o uso do microcontrolador Arduino no ensino de Química e promover interações entre professores e estudantes do ensino médio. Para tanto, foram utilizadas reuniões com a equipe, nas quais definiu-se uma sequência de publicações semanais alternadas entre os 5 dias úteis da semana. Na segunda-feira e quarta-feira, ocorreram as publicações de conteúdos sobre o Arduino em conjunto com a Química; na terça-feira, foram publicados posts com campanhas, “memes”, dicas de livros e sites; já na quinta-feira, criaram-se posts de comemorações relacionadas ao Arduino e à Química, em referência ao uso comum no Instagram do TBT (Throwback Thursday). Porém, o TBT foi adaptado para TBA (Throwback Arduino) e TBQ (Throwback Química). No último dia, foi postado um quadro intitulado “Mãos à obra!”, no qual mostrava-se, na prática, como os conteúdos postados na segunda e na quarta funcionavam. Ademais, para aumentar a interação entre o perfil e seus seguidores, utilizou-se da ferramenta “stories”, onde foi promovido enquetes, avisos de novos posts e quizzes. Ao total, foram 127 publicações no “feed”, 4 destaques e 89 “stories” durante 35 semanas. Como resultado das ações descritas, obtiveram-se 224 seguidores e uma média de 23 curtidas por publicação, no período de 9 meses (setembro de 2021-junho de 2022). Em relação aos objetivos, conclui-se que o projeto abordou diferentes temas relacionados ao Arduino e à experimentação na Química, apresentando o funcionamento de diversos sensores, comparando diferentes placas microcontroladoras e disponibilizando códigos de programação. Em relação à rede de contatos, o público de seguidores ficou mais restrito ao corpo de estudantes do colégio CAp-Coluni, com uma pequena adesão de professores e interessados externos, apesar da divulgação em grupos de ensino em outras redes sociais. |