“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 15981

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laís Pessanha Simão
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Título Usos da memória nas comemorações do ISEPAM em Campos dos Goytacazes, nos anos de 1994 a 2022
Resumo Localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) apresenta-se como primeira instituição de formação docente do município de Campos dos Goytacazes. Aqui se optou pelo uso do termo “apresenta-se” no lugar de “é”, pois existem conflitos entre as narrativas propagadas pelo Instituto em diferentes comemorações de seu aniversário, uma vez que a atual celebra a criação do ISEPAM em uma data que não corresponde à data comemorada há três décadas, bem como o ano considerado como o de sua inauguração se altera de um período para o outro. A comemoração vigente indica que a instituição crê que seu surgimento se dá com a criação de outra escola, discurso que não existia até o ano de 1994, como apontam as fontes mobilizadas na pesquisa, denunciando um reenquadramento da história e da memória do Instituto. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar as comemorações de aniversário do ISEPAM e os possíveis significados associados a estas, assim como investigar as motivações da reconfiguração da comemoração de aniversário do Instituto, localizar o período de criação dessa nova narrativa e apurar as razões contextuais e as consequências do aprofundamento cronológico da trajetória do Instituto. O material utilizado para o desenvolvimento da pesquisa se configura nas referências teóricas e bibliográficas sobre as discussões mobilizadas no projeto, bem como nas fontes de pesquisa, que são os registros das comemorações de aniversário do ISEPAM, as edições do Jornal Dimensão, produzido pelos estudantes do Instituto, e as entrevistas que serão realizadas com membros do corpo escolar. Quanto à metodologia, esta se resume ao estudo dos conceitos e categorias mobilizados, à leitura da bibliografia sobre o objeto, à realização de entrevistas e à análise das fontes supracitadas. A pesquisa se encontra em fase inicial, tendo gerado poucos resultados até o momento. O que se pode reunir de dados relevantes é que a data de comemoração do aniversário do ISEPAM foi alterada entre os anos de 1995 e 2010, recorte temporal que auxilia a busca e a compreensão das motivações que corroboraram a modificação. Também se verificou que o tombamento do prédio que abriga a instituição foi patrimonializado após o reenquadramento da memória do Instituto, e que a nova narrativa sobre a instituição é amplamente difundida pela mesma, contribuindo para a sua incorporação pelo corpo escolar. Dado que a pesquisa está em estágio inicial, não é possível apresentar conclusões. No entanto, a partir das investigações feitas, a pesquisa aponta para a hipótese de que as razões para o reenquadramento da memória do ISEPAM residem do processo de crise e desvalorização que a instituição acredita estar vivendo desde passagem dos anos 1990 para os 2000. Nesse sentido, o Instituto pode ter enxergado no aprofundamento cronológico da sua trajetória um meio de reafirmar seu valor perante a sociedade campista, baseando-se em sua maior ancianidade.
Palavras-chave ISEPAM, memória, comemoração.
Forma de apresentação..... Vídeo
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