Resumo |
O presente trabalho descreve as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) e registrado nos diretórios de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O GEPPFOR-UFV, vem desde 2019, desenvolvendo uma série de atividades extensionistas e conta hoje com 32 pesquisadores(as) abarcando as regiões Nordeste, Sudeste e Sul e de múltiplas realidades e necessidades formativas. Essa pluralidade epistemológica de formação propicia ao grupo um intercâmbio de saberes mediante a trajetória ontológica heterogênea dos participantes do grupo. Todas as reuniões, que ocorrem quinzenalmente, são realizadas via Google Meet, favorecendo a participação de todos(as) e democratizando o acesso à uma formação continuada pública, gratuita e de qualidade. Tendo em vista as estratégias extensionistas, o GEPPFOR mantém, desde a sua fundação, duas ações que integram as investigações produzidas em centros de formação de professores com os profissionais da educação que atuam no chão da escola e licenciandos de diferentes domínios curriculares de todo o país. A primeira ação de extensão é intitulada como GEPPFOR Convida, que ocorre quinzenalmente, com a mediação da coordenação do GEPPFOR e busca trazer para discussão, por meio de uma live do Youtube, temáticas imprescindíveis para a formação de indivíduos que se envolvem com a educação. A live é aberta e já contemplou participantes de todas as unidades federativas brasileiras e países lusófonos e hispânicos. Além disso, as temáticas variam a cada quinzena, de acordo com as sugestões dos participantes desta ação extensionista. A segunda ação de extensão é denominada Diálogos com o GEPPFOR. Essa proposta extensionista leva para as escolas de Educação Básica discussões sobre diferentes propostas educativas que emergem dos contextos formativos e que estão em diálogos com questões contemporâneas, dentre elas, a ineficiência de políticas públicas, o cenário pandêmico e pós-pandêmico e as reformas curriculares que acirram uma série de disputas curriculares e avaliativas nas escolas de educação básica e na formação de professores. As propostas descritas têm auxiliado uma série de profissionais e licenciandos vinculados com as temáticas educativas e favorecendo diálogos profícuos sobre diferentes questões de pesquisa, que perpassam pelo cenário educativo brasileiro. Ainda, podemos reiterar a importância da extensão envolvendo a Educação entre a Universidade e comunidades externas a ela como fio condutor de elos efetivos entre a práxis e a teoria, de modo que, em conjunto possamos contribuir para a melhoria de questões educacionais que estão interligadas com os contextos educativos brasileiros, antes mesmo de se colocar a curricularização da extensão como uma obrigatoriedade na formação inicial. |