“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 15977

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mateus José dos Santos
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Sidney Pires Martins
Título GEPPFOR UFV: Integrando Ciência, Tecnologia e Educação na formação docente a partir de estratégias extensionistas.
Resumo O presente trabalho descreve as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) e registrado nos diretórios de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O GEPPFOR-UFV, vem desde 2019, desenvolvendo uma série de atividades extensionistas e conta hoje com 32 pesquisadores(as) abarcando as regiões Nordeste, Sudeste e Sul e de múltiplas realidades e necessidades formativas. Essa pluralidade epistemológica de formação propicia ao grupo um intercâmbio de saberes mediante a trajetória ontológica heterogênea dos participantes do grupo. Todas as reuniões, que ocorrem quinzenalmente, são realizadas via Google Meet, favorecendo a participação de todos(as) e democratizando o acesso à uma formação continuada pública, gratuita e de qualidade. Tendo em vista as estratégias extensionistas, o GEPPFOR mantém, desde a sua fundação, duas ações que integram as investigações produzidas em centros de formação de professores com os profissionais da educação que atuam no chão da escola e licenciandos de diferentes domínios curriculares de todo o país. A primeira ação de extensão é intitulada como GEPPFOR Convida, que ocorre quinzenalmente, com a mediação da coordenação do GEPPFOR e busca trazer para discussão, por meio de uma live do Youtube, temáticas imprescindíveis para a formação de indivíduos que se envolvem com a educação. A live é aberta e já contemplou participantes de todas as unidades federativas brasileiras e países lusófonos e hispânicos. Além disso, as temáticas variam a cada quinzena, de acordo com as sugestões dos participantes desta ação extensionista. A segunda ação de extensão é denominada Diálogos com o GEPPFOR. Essa proposta extensionista leva para as escolas de Educação Básica discussões sobre diferentes propostas educativas que emergem dos contextos formativos e que estão em diálogos com questões contemporâneas, dentre elas, a ineficiência de políticas públicas, o cenário pandêmico e pós-pandêmico e as reformas curriculares que acirram uma série de disputas curriculares e avaliativas nas escolas de educação básica e na formação de professores. As propostas descritas têm auxiliado uma série de profissionais e licenciandos vinculados com as temáticas educativas e favorecendo diálogos profícuos sobre diferentes questões de pesquisa, que perpassam pelo cenário educativo brasileiro. Ainda, podemos reiterar a importância da extensão envolvendo a Educação entre a Universidade e comunidades externas a ela como fio condutor de elos efetivos entre a práxis e a teoria, de modo que, em conjunto possamos contribuir para a melhoria de questões educacionais que estão interligadas com os contextos educativos brasileiros, antes mesmo de se colocar a curricularização da extensão como uma obrigatoriedade na formação inicial.
Palavras-chave Extensão, GEPPFOR, Curricularização
Forma de apresentação..... Vídeo
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