“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 15968

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luiza Regina da Silva
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Alessandra Cristina da Silva, Anna Júlia Freitas Oliveira, Débora Cristina Batista Maia, Pedro Almeida Rocha
Título Conhecimento e opinião do consumidor sobre aditivos alimentares
Resumo Os aditivos alimentares são muito importantes, tanto para o consumidor quanto para a indústria alimentícia, pois podem proporcionar aos alimentos vantagens como o aumento da vida de prateleira, alterações na cor e sabor, entre outras. Dessa forma, objetivou-se analisar o conhecimento e a opinião do consumidor sobre os corantes, conservantes, antioxidantes e edulcorantes, aditivos muito utilizados pela indústria alimentícia. Assim, aplicou-se um questionário semiestruturado, de forma online, composto por 23 questões para analisar as características sociodemográficas, os hábitos de consumo, o conhecimento sobre a função, as vantagens e desvantagens dos mesmos. Os dados foram avaliados por meio da análise descritiva, feita no Excel. Os participantes desta pesquisa foram, em sua maioria, mulheres (62,7%), com idade entre 18 e 29 anos (66,4%), solteiros (70,3%), residentes no estado de Minas Gerais (89,4%), com segundo grau completo (49,9) e renda mensal entre 1 a 5 salários mínimos (68,5), sendo que 89,4% responderam que até quatro pessoas dependem dessa renda. 57,1% dos entrevistados afirmaram saber a finalidade dos "aditivos alimentares" e, aproximadamente, 15,0% desses não souberam responder corretamente. As pessoas que afirmaram ter o costume de ler os rótulos das embalagens nas compras somaram cerca de 81,0%, o restante diz não ter essa prática, sendo que 68,0% dos entrevistados responderam que lêem os rótulos dos alimentos apenas algumas vezes. Em relação ao conhecimento sobre a finalidade dos aditivos mencionados, 55,2% dos consumidores marcaram a alternativa contendo a definição de conservantes (evitar alterações provocadas por micro-organismos e, ou enzimas presentes no alimento); sobre a função dos corantes, 54,9% dos participantes responderam corretamente (conferir, intensificar ou restaurar a coloração própria do alimento); quanto a função dos antioxidantes (prevenir a ocorrência de oxidação do alimento), 77,2% dos entrevistados souberam responder corretamente e 66,8% dos consumidores não souberam identificar a alternativa condizente com a definição correta de edulcorantes (criar a sensação percebida e denominada de gosto doce). Embora a maioria dos respondentes afirme acreditar que os aditivos alimentares fazem mal à saúde (58,0%), a porcentagem que olhava a ausência desses nos rótulos como fator de influência na compra foi baixa (10,1%), constatando-se que muitos consumidores ingerem esses sem ter o conhecimento de que os mesmos estão presentes na sua dieta, por não terem o hábito de ler a lista de ingredientes. Além disso, foi constatado que simplificar os rótulos, destacar os aditivos presentes e colocar seus significados, são formas de melhorar a abordagem das informações sobre aditivos nas embalagens dos alimentos, segundo os consumidores, para que se tenha uma melhor compreensão sobre os mesmos e um consumo alimentar mais consciente.
Palavras-chave aditivos, rótulo, informações
Forma de apresentação..... Vídeo
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