Resumo |
Os aditivos alimentares são muito importantes, tanto para o consumidor quanto para a indústria alimentícia, pois podem proporcionar aos alimentos vantagens como o aumento da vida de prateleira, alterações na cor e sabor, entre outras. Dessa forma, objetivou-se analisar o conhecimento e a opinião do consumidor sobre os corantes, conservantes, antioxidantes e edulcorantes, aditivos muito utilizados pela indústria alimentícia. Assim, aplicou-se um questionário semiestruturado, de forma online, composto por 23 questões para analisar as características sociodemográficas, os hábitos de consumo, o conhecimento sobre a função, as vantagens e desvantagens dos mesmos. Os dados foram avaliados por meio da análise descritiva, feita no Excel. Os participantes desta pesquisa foram, em sua maioria, mulheres (62,7%), com idade entre 18 e 29 anos (66,4%), solteiros (70,3%), residentes no estado de Minas Gerais (89,4%), com segundo grau completo (49,9) e renda mensal entre 1 a 5 salários mínimos (68,5), sendo que 89,4% responderam que até quatro pessoas dependem dessa renda. 57,1% dos entrevistados afirmaram saber a finalidade dos "aditivos alimentares" e, aproximadamente, 15,0% desses não souberam responder corretamente. As pessoas que afirmaram ter o costume de ler os rótulos das embalagens nas compras somaram cerca de 81,0%, o restante diz não ter essa prática, sendo que 68,0% dos entrevistados responderam que lêem os rótulos dos alimentos apenas algumas vezes. Em relação ao conhecimento sobre a finalidade dos aditivos mencionados, 55,2% dos consumidores marcaram a alternativa contendo a definição de conservantes (evitar alterações provocadas por micro-organismos e, ou enzimas presentes no alimento); sobre a função dos corantes, 54,9% dos participantes responderam corretamente (conferir, intensificar ou restaurar a coloração própria do alimento); quanto a função dos antioxidantes (prevenir a ocorrência de oxidação do alimento), 77,2% dos entrevistados souberam responder corretamente e 66,8% dos consumidores não souberam identificar a alternativa condizente com a definição correta de edulcorantes (criar a sensação percebida e denominada de gosto doce). Embora a maioria dos respondentes afirme acreditar que os aditivos alimentares fazem mal à saúde (58,0%), a porcentagem que olhava a ausência desses nos rótulos como fator de influência na compra foi baixa (10,1%), constatando-se que muitos consumidores ingerem esses sem ter o conhecimento de que os mesmos estão presentes na sua dieta, por não terem o hábito de ler a lista de ingredientes. Além disso, foi constatado que simplificar os rótulos, destacar os aditivos presentes e colocar seus significados, são formas de melhorar a abordagem das informações sobre aditivos nas embalagens dos alimentos, segundo os consumidores, para que se tenha uma melhor compreensão sobre os mesmos e um consumo alimentar mais consciente. |