Resumo |
Vivemos num contexto em que a velocidade de circulação das informações atingem todos os setores sociais e a escola é diretamente afetada por essa realidade. Nos dias atuais, as crianças realizam suas pesquisas escolares, em grande parte, por meio eletrônico e vários são os sites que são direcionados às faixas etárias da Educação Básica. Considerando essa questão, surgiu uma indagação relativa à forma que os sites de pesquisa escolar divulgaram o rompimento da barragem da Vale do Rio Doce, ocorrido no dia 25 de janiero de 2019. Nesse sentido, o trabalho aborda a Educação em Risco e sua interseção com as novas tecnologias. A pesquisa foi realizada baseando-se em referências bibliográficas e análises de sites que são utilizados para pesquisas escolares. Posteriormente foi realizado uma discussão teórica sobre a nomenclatura relativa ao tema (risco, catástrofe, evento, vulnerabilidade). Após, foram elencados sites de pesquisa escolar, em seguida partiu-se para a análise dos mesmos e a verificação da forma de veiculação das informações aos leitores. Obesrvou-se que estes também podem trazer informações falhas e que muitas vezes não atendem às demandas das pessoas/educandos que buscam por elas. Foi destacado também a importância do papel do professor, neste contexto, para promover uma mediação entre a informação que é disponibilizada e os educandos, esta mediação se faz necessária pois na maioria das vezes as informações disponibilizadas pelos site são muito densas para que os estudantes possam entender, deste modo o professor destrincha as informações e as transforma para uma linguagem mais adequada e de melhor entendimento, por isto o professor é uma peça fundamental para a pesquisa. A partir da análise dos dados dos sites que foram utilizados e das referências bibliográficas, foi dado um enfoque a respeito de como os sites de pesquisa escolar abordaram o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, situada no município de Brumadinho-MG que era de responsabilidade da Empresa Vale S/A. Nesse contexto foi debatido a questão de como cada site irá expor este ocorrido e como houve a dificuldade dentro do número de sites de se obter as informações para esta pesquisa. A veracidade das informações impacta diretamente no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, mais especificamente para a formação cidadã e o desenvolvimento do pensamento crítico no espaço escolar. Sendo assim, foi possível identificar como alguns sites são capazes de divulgar as informações de acordo com os seus interesses sociais e econômicos e foi possível identificar o papel tanto das grandes mídias em expor para a sociedade as informações que lhes são convenientes e também a importância do papel do professor para que possa converter tais informações e contribuir para uma formação que valorize a compreensão do espaço e dos processos que influenciam sua constante construção e reconstrução. |