Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12608

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mauricio Henrique de Oliveira
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Thayná Laura Aparecida Henrique
Título Educação em Risco: uma análise de sites de informação
Resumo Vivemos num contexto em que a velocidade de circulação das informações atingem todos os setores sociais e a escola é diretamente afetada por essa realidade. Nos dias atuais, as crianças realizam suas pesquisas escolares, em grande parte, por meio eletrônico e vários são os sites que são direcionados às faixas etárias da Educação Básica. Considerando essa questão, surgiu uma indagação relativa à forma que os sites de pesquisa escolar divulgaram o rompimento da barragem da Vale do Rio Doce, ocorrido no dia 25 de janiero de 2019. Nesse sentido, o trabalho aborda a Educação em Risco e sua interseção com as novas tecnologias. A pesquisa foi realizada baseando-se em referências bibliográficas e análises de sites que são utilizados para pesquisas escolares. Posteriormente foi realizado uma discussão teórica sobre a nomenclatura relativa ao tema (risco, catástrofe, evento, vulnerabilidade). Após, foram elencados sites de pesquisa escolar, em seguida partiu-se para a análise dos mesmos e a verificação da forma de veiculação das informações aos leitores. Obesrvou-se que estes também podem trazer informações falhas e que muitas vezes não atendem às demandas das pessoas/educandos que buscam por elas. Foi destacado também a importância do papel do professor, neste contexto, para promover uma mediação entre a informação que é disponibilizada e os educandos, esta mediação se faz necessária pois na maioria das vezes as informações disponibilizadas pelos site são muito densas para que os estudantes possam entender, deste modo o professor destrincha as informações e as transforma para uma linguagem mais adequada e de melhor entendimento, por isto o professor é uma peça fundamental para a pesquisa. A partir da análise dos dados dos sites que foram utilizados e das referências bibliográficas, foi dado um enfoque a respeito de como os sites de pesquisa escolar abordaram o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, situada no município de Brumadinho-MG que era de responsabilidade da Empresa Vale S/A. Nesse contexto foi debatido a questão de como cada site irá expor este ocorrido e como houve a dificuldade dentro do número de sites de se obter as informações para esta pesquisa. A veracidade das informações impacta diretamente no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, mais especificamente para a formação cidadã e o desenvolvimento do pensamento crítico no espaço escolar. Sendo assim, foi possível identificar como alguns sites são capazes de divulgar as informações de acordo com os seus interesses sociais e econômicos e foi possível identificar o papel tanto das grandes mídias em expor para a sociedade as informações que lhes são convenientes e também a importância do papel do professor para que possa converter tais informações e contribuir para uma formação que valorize a compreensão do espaço e dos processos que influenciam sua constante construção e reconstrução.
Palavras-chave Educação em Risco, Pesquisa Escolar, Informações Concretas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.