Resumo |
Considerando as propostas pedagógicas apresentado pelo professor de sociologia para o primeiro ano do ensino médio noturno, da Escola Estadual Cônego José Ermelindo de Souza, em cumprimento da lei 11.645/2008 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Utilizando de métodos que capitam a arte para a abordagem de temas como a formação do povo brasileiro e das desigualdades étnico raciais no Brasil, assim se apoiando na poesia e na música como objeto central trabalho, visando que se tratava de uma turma de ensino médio noturno, a qual apresenta grande resistência aos estudos devido suas realidades sociais. Pensando nessas diferentes realidades que essa metodologia foi aplicada, tendo como objetivo aproximar o conteúdo de sala de aula com elementos do cotidiano dos alunos, usando de diferentes músicas e vídeos de poesias faladas retiradas de variados movimentos de slans. Através destes conteúdos, foram levantados debates em sala de aula buscando a reflexão sobre que era abordado em músicas como “ Negro Drama” e Cota não é esmola” , trazendo como base a origem das realidades sociais encontradas nessas e em poesias apresentadas em batalhas. Seguindo essa ideia, foi proposto como avaliação final a elaboração de algum tipo material artístico que compreendesse no entendimento da realidade do aluno e a posição que o mesmo se encontra, para exposição de toda comunidade escolar, sendo realizado mostras de vídeos de poesias e músicas com a temática étnico racial, o que possibilitou e impulsionou a produção de poesias cantadas, das quais mostrei minha realidade e a de tantas outras pessoas que vivem e situações parecidas. Entendendo a necessidade da sociologia e do desenvolvimento de ações e projetos dada a realidade sócio cultural, este projeto foi importante para o entendimento de diferentes vivências e a importância de mostrar como cada realidade é plural e deve ser enxergada do ponto de vista dos que a experienciam. |