Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12604

ISSN 2237-9045
Instituição Escola estadual cônego José Ermelindo de Souza
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maicon de Castro irineu
Orientador Victor Hugo Vieira
Título Poesia como método de ensino
Resumo Considerando as propostas pedagógicas apresentado pelo professor de sociologia para o primeiro ano do ensino médio noturno, da Escola Estadual Cônego José Ermelindo de Souza, em cumprimento da lei 11.645/2008 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Utilizando de métodos que capitam a arte para a abordagem de temas como a formação do povo brasileiro e das desigualdades étnico raciais no Brasil, assim se apoiando na poesia e na música como objeto central trabalho, visando que se tratava de uma turma de ensino médio noturno, a qual apresenta grande resistência aos estudos devido suas realidades sociais. Pensando nessas diferentes realidades que essa metodologia foi aplicada, tendo como objetivo aproximar o conteúdo de sala de aula com elementos do cotidiano dos alunos, usando de diferentes músicas e vídeos de poesias faladas retiradas de variados movimentos de slans. Através destes conteúdos, foram levantados debates em sala de aula buscando a reflexão sobre que era abordado em músicas como “ Negro Drama” e Cota não é esmola” , trazendo como base a origem das realidades sociais encontradas nessas e em poesias apresentadas em batalhas. Seguindo essa ideia, foi proposto como avaliação final a elaboração de algum tipo material artístico que compreendesse no entendimento da realidade do aluno e a posição que o mesmo se encontra, para exposição de toda comunidade escolar, sendo realizado mostras de vídeos de poesias e músicas com a temática étnico racial, o que possibilitou e impulsionou a produção de poesias cantadas, das quais mostrei minha realidade e a de tantas outras pessoas que vivem e situações parecidas. Entendendo a necessidade da sociologia e do desenvolvimento de ações e projetos dada a realidade sócio cultural, este projeto foi importante para o entendimento de diferentes vivências e a importância de mostrar como cada realidade é plural e deve ser enxergada do ponto de vista dos que a experienciam.
Palavras-chave poesia, étnico racial, método de ensino
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.