ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Larissa Souza Lose |
Orientador | MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO |
Outros membros | Verônica Aoarecida da Silva |
Título | Refletindo a prática docente: o PIBID possibilitando a prática da Dança na Educação Infantil em uma escola municipal da cidade de Viçosa - MG |
Resumo | Este trabalho foi realizado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) o qual tem como propósito iniciar a prática docente nos primeiros semestres da graduação, promovendo a integração da licenciatura no ensino superior e a educação básica pública, a fim de, aperfeiçoar o ensino e aumentar a intercomunicação entre as unidades federais, no caso a Universidade Federal de Viçosa - UFV, junto as escolas da rede municipal. A instituição que recebe as bolsistas é a Escola Dr. Arthur Bernardes, localizada no bairro de Novo Silvestre na cidade de Viçosa – MG, sendo este trabalho desenvolvido com crianças da educação infantil. O tema abordado é amplo por conter um plano de introdução a dança, música e arte, de uma forma pouco abordada no ensino da educação infantil dessa instituição. A proposta é levar as crianças para um campo onde elas ampliem suas percepções corporais, sinestésicas e musicais, elaborada de forma que impulsione o potencial da criatividade individual e coletiva. É notório que compreendam a importância do autoconhecimento do corpo, do espaço, da comunicação e da percepção do outro e também aspectos da sua própria cultura. Não se limitando a isso, a proposta também atende a característica do programa institucional que é desenvolver a interdisciplinaridade, dialogando com as diferentes linguagens. O público é constituído pelos alunos matriculados na Escolas Dr. Arthur Bernardes abrangendo as faixas etárias de 4 a 6 anos, sendo as turmas do primeiro e segundo período do ensino fundamental I. Através das observações aferidas nos contatos iniciais com a escola, foi perceptível a carência de um profissional licenciado em Arte que trabalhasse conceitos primordiais no desenvolvimento cognitivo e motor. Nota-se que a maior parte da comunidade ainda resume o papel do profissional da dança na escola somente para montagem de coreografias para festividades escolares, o que é um enorme equívoco. Assim, o propósito também é construir uma identidade no ensino de arte na escola. Tendo isso em vista, os alunos foram submetidos a atividades que saiam de suas rotinas. Novas formas de cantar e dançar foram criadas por eles, que interagiam entre si, proporcionando momentos de pesquisa e de grandes descobertas. Ressalta-se também, que equipamentos nunca antes utilizados pelas crianças como microfone e caixa de som foram disponibilizados para que eles criassem, com o auxílio de um “looper”, sons e ritmos através do próprio corpo. Dessa forma, conclui-se que as vivências desenvolvidas permitem as crianças ampliarem seu repertório corporal, através de atividades lúdicas, que desenvolvem a prática da improvisação na dança, a qual torna possível a criação de novos códigos por meio de estímulos sonoros, verbais e visuais. |
Palavras-chave | Dança, Educação Infantil, formação inicial |
Forma de apresentação..... | Painel |