Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12602

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sarah Menezes Rocha
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Laisa Medina Silva, MARCIA ONISIA DA SILVA, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título A Semana Mundial do Brincar em Viçosa: um espaço de resgate do Brincar e da Infância
Resumo O ato de brincar é um dos direitos das crianças proclamados na Declaração Universal dos Direitos das Crianças da ONU. O direito a brincadeira deve ser garantido em todos os espaços-tempos que a criança se insere, dentre eles o ambiente escolar. Todavia, as brincadeiras livres e dirigidas podem ser negligenciadas em função de um currículo escolar que prioriza o desenvolvimento de conteúdos sem a ludicidade e com pouco espaço para as brincadeiras. Neste sentindo, em 2019, o Núcleo da Aliança pela Infância em Viçosa e o Curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, realizaram a Semana Mundial do Brincar no Campus da UFV. E este trabalho tem por objetivo apresentar as vivências experimentadas durante a Semana Mundial do Brincar em Viçosa e refletir sobre a contribuição deste evento na garantia dos direitos da criança e no desenvolvimento integral das mesmas. Foram realizadas as seguintes ações: a) encontros preparatórios de reflexão e planejamento com estudantes de diversos cursos de graduação; b) intervenções lúdicas em diversas escolas do município de Viçosa promovendo um resgate de brincadeiras tradicionais; c) celebração do Dia Mundial do Brincar com brincadeiras ao ar livre no campus da UFV com a participação de crianças da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação. Dentre os resultados alcançados destaca-se: mobilização da Rede Municipal de Educação no planejamento e execução do evento; sensibilização de educadoras (es), bem como licenciandas (os) sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança; espaços de formação teórico-prático sobre a produção de conhecimento das crianças por meio das brincadeiras; participação de mais de 1.000 crianças de 3 a 11 anos; participação de aproximadamente 80 professoras (es); participação de 75 estudantes de diversos cursos de graduação da UFV; abertura do campus UFV-Viçosa durante a semana para eventos desta natureza. Concluímos que as atividades originadas durante a Semana Mundial do Brincar promoveram uma sensibilização dos envolvidos sobre a importância do brincar livre e das possibilidades que um ambiente natural oferece para que este brincar aconteça. Os questionamentos das crianças quanto a futuras atividades apontaram a necessidade destas crianças por espaços lúdicos e brincantes, uma vez que o espaço aberto da UFV possibilitou diversas brincadeiras que surgiram pela criatividade da infância, pois as crianças por si só organizavam seu brincar, mesmo com jogos e materiais que lhes sugestionavam de antemão um modo brincante predefinido. E assim, essa proposta pode possibilitar aos participantes uma reflexão de maneira diferenciada sobre qual é o lugar do brincar na infância e na vida humana, além de tornar possível também a promoção de uma aproximação da comunidade escolar do município viçosense com o espaço da Universidade.
Palavras-chave Brincar, Infância, Semana Mundial do Brincar
Forma de apresentação..... Oral
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