ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Ciências Humanas |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Sarah Menezes Rocha |
Orientador |
PRISCILA DANIELE LADEIRA |
Outros membros |
Laisa Medina Silva, MARCIA ONISIA DA SILVA, VANILDA DE PAIVA BASTOS |
Título |
A Semana Mundial do Brincar em Viçosa: um espaço de resgate do Brincar e da Infância |
Resumo |
O ato de brincar é um dos direitos das crianças proclamados na Declaração Universal dos Direitos das Crianças da ONU. O direito a brincadeira deve ser garantido em todos os espaços-tempos que a criança se insere, dentre eles o ambiente escolar. Todavia, as brincadeiras livres e dirigidas podem ser negligenciadas em função de um currículo escolar que prioriza o desenvolvimento de conteúdos sem a ludicidade e com pouco espaço para as brincadeiras. Neste sentindo, em 2019, o Núcleo da Aliança pela Infância em Viçosa e o Curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, realizaram a Semana Mundial do Brincar no Campus da UFV. E este trabalho tem por objetivo apresentar as vivências experimentadas durante a Semana Mundial do Brincar em Viçosa e refletir sobre a contribuição deste evento na garantia dos direitos da criança e no desenvolvimento integral das mesmas. Foram realizadas as seguintes ações: a) encontros preparatórios de reflexão e planejamento com estudantes de diversos cursos de graduação; b) intervenções lúdicas em diversas escolas do município de Viçosa promovendo um resgate de brincadeiras tradicionais; c) celebração do Dia Mundial do Brincar com brincadeiras ao ar livre no campus da UFV com a participação de crianças da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação. Dentre os resultados alcançados destaca-se: mobilização da Rede Municipal de Educação no planejamento e execução do evento; sensibilização de educadoras (es), bem como licenciandas (os) sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança; espaços de formação teórico-prático sobre a produção de conhecimento das crianças por meio das brincadeiras; participação de mais de 1.000 crianças de 3 a 11 anos; participação de aproximadamente 80 professoras (es); participação de 75 estudantes de diversos cursos de graduação da UFV; abertura do campus UFV-Viçosa durante a semana para eventos desta natureza. Concluímos que as atividades originadas durante a Semana Mundial do Brincar promoveram uma sensibilização dos envolvidos sobre a importância do brincar livre e das possibilidades que um ambiente natural oferece para que este brincar aconteça. Os questionamentos das crianças quanto a futuras atividades apontaram a necessidade destas crianças por espaços lúdicos e brincantes, uma vez que o espaço aberto da UFV possibilitou diversas brincadeiras que surgiram pela criatividade da infância, pois as crianças por si só organizavam seu brincar, mesmo com jogos e materiais que lhes sugestionavam de antemão um modo brincante predefinido. E assim, essa proposta pode possibilitar aos participantes uma reflexão de maneira diferenciada sobre qual é o lugar do brincar na infância e na vida humana, além de tornar possível também a promoção de uma aproximação da comunidade escolar do município viçosense com o espaço da Universidade. |
Palavras-chave |
Brincar, Infância, Semana Mundial do Brincar |
Forma de apresentação..... |
Oral |