Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12597

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Ciência e Tecnologia- Campus Rio Pomba
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruno Possani Basilio
Orientador Kátia Josiany Segheto
Outros membros Jirlene Genuíno Américo, Márcio José Rodrigues da Silva, Natália Rodrigues dos Reis
Título Percepção dos professores de educação física de escolas municipais, estaduais e federal sobre os conceitos de deficiência e inclusão
Resumo Incluir o aluno com deficiência atualmente é um dos maiores desafios educacionais, pois apenas o fato de “inseri-lo” na escola, pode não estar atendendo suas necessidades. Supõe-se que para que este seja um processo efetivo é necessário o entendimento de conceitos fundamentais. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de professores das redes de ensino estadual, municipal e federal sobre o conceito de Pessoa com deficiência (PcD). Este é um estudo transversal, qualitativo, realizado com doze professores de Educação Física Escolar (seis da rede municipal e estadual e seis federal), de ambos os sexos, atuantes nas cidades de Rio Pomba-MG e Silveirânia-MG. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado. Os aspectos éticos foram respeitados e para garantir o anonimato e confidencialidade os professores das redes estaduais e municipais foram identificados como EM1, EM2... até EM6 e da rede federal F1, F2... até F6. Alguns professores entendem PcD como aquela que possuem necessidade especial (EM1 e EM5) ou é portadora de necessidade especial (F3). As necessidades especiais não são decorrentes somente da condição individual da deficiência e sim, da relação dinâmica que estabelece entre a pessoa e o meio em que ela atua, levando em consideração a disponibilidade de recursos e a adaptabilidade do ambiente. O outro termo, quando utilizado subentende-se que os indivíduos estão portando algo, e, não há como portar uma deficiência, pois esta é uma característica inerente ao indivíduo. Considerar que a PcD é aquela que necessita de “atendimento especializado de profissional preparado” (EM2) remete a importância da formação dos professores que atuam em escola. Outra palavra importante identificada é “anormal” (EM4; F6) Qual é a referência de normalidade? Desta forma, o termo que melhor definiria o desenvolvimento da PcD seria diferente, pois uma vez que as características de um indivíduo são peculiares e inerentes a condição humana e relacionados ao meio, experiência, sendo inadequado atribuir termos tão enfáticos. Há também referência a acessibilidade e dependência física que está correto apenas para pessoas com deficiência intelectual (EM5; EM6). Já a acessibilidade é de extrema importância sobretudo no processo de inclusão escolar. Apenas os professores EM6 e F6 se aproximaram do conceito vigente de PcD, segundo o qual são aquelas que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Comparando as redes municipais e estaduais com a federal, conseguimos perceber semelhanças nas respostas e falta de conhecimentos sobre o assunto, ainda que os professores da rede federal apresentem maior formação acadêmica. É necessária maior capacitação destes profissionais pois este conhecimento configura um marco inicial para a execução de um trabalho de qualidade de inclusão nas escolas.
Palavras-chave Pessoa com deficiência, educação física escolar, percepção
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.