Resumo |
A cidade de Viçosa-MG tem-se apresentado como cenário de um amplo debate político constituído entorno da coleta seletiva e, conjuntamente, das condições de trabalho das(os) catadoras(es) de materiais recicláveis. Debate que transita por múltiplas escalas do fazer político, permeado por diversos atores sociais e instituições. O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos político-pedagógicos dos espaços de formação construídos junto a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT), fruto das ações desenvolvida pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) no período de outubro de 2017 à junho de 2019. A aproximação e constituição de parcerias entre a associação e a ITCP viabiliza tanto a realização das formações aqui analisadas como a constituição do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC) através do contato com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social (CIMOS). O FMLC constituí-se como legítimo espaço público de debates sobre a questão dos resíduos sólidos, tendo como centralidade a condição de trabalho das(os) catadoras(es) de materiais recicláveis e, por conseguinte, a efetivação das diretrizes previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12305/2010). Para o propósito do trabalho aqui desenvolvido, lançou-se mão da pesquisa-ação como ferramenta metodológica capaz de articular a relação pesquisa-realidade pesquisada de forma direta e integrada. Análise que passa por compreender os reflexos do processo educativo tanto ao que se refere ao fortalecimento da identidade do grupo e, respectivamente, dos vínculos associativos, quanto aos aspectos de engajamento do mesmo na arena política. Processo educativo que se pauta, dentre outros aspectos, na relação sujeito-território como forma de articular a dinâmica política multiescalar à territorialidade imediata dos associados. Destacando-se, portanto, o uso de elementos da Geografia, sobretudo a cartografia, para consolidação de tais propósitos. Em síntese, podemos destacar como resultado dessa dinâmica os expressivos avanços tanto nos processos administrativos-produtivos, quanto nas condições sócio-econômica dos associados em função da conquista de contrato de prestação de serviços junto ao poder público. As 17 edições do FMLC ocorridas até então, entre o período de agosto de 2017 e maio de 2019 colocam a associação na contramão do processo de desmonte do Estado e perda de direitos. Conclui-se que o ensino de Geografia, integrada à proposta pedagógica constituída, apresenta-se como fator de grande potencialidade para o estabelecimento dos nexos espaços-temporais da ação social tendo em vista os avanços na organização do grupo e a conquista de direitos fundamentais para estas(es) trabalhadoras(es). |