Resumo |
Por via deste trabalho relatamos o desenvolvimento de uma sequência de aulas de literatura lecionadas por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para assim destacarmos a importância dessa atividade na formação de licenciandos do curso de Letras. Como referencial teórico, partimos da problemática que Graça Paulino (2004) apresenta em “Ensino de literatura e formação docente”, ao expor a defasagem dos cursos superiores por não darem conta do que ocorre no que a autora denominou “chão da fábrica”, referindo-se à educação básica, ou seja, a falta de contato dos licenciandos com a prática docente, seu público e seu local de trabalho. O público alvo do nosso projeto são alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI. Levando em consideração o fato de os cursos de licenciatura ainda apresentarem deficiência em estabelecer o contato entre o aluno licenciando e a prática docente, pensamos ser necessário apresentar os benefícios do programa de iniciação à docência para a nossa formação profissional. Tendo em vista que o PIBID é um suporte tanto para a escola quanto para os licenciandos, foi-nos proposto desenvolver uma aula de literatura no intuito de auxiliar os estudantes do CAp-COLUNI em um projeto da área de língua portuguesa. Como procedimentos metodológicos, a fim de que esse projeto fosse realizado, os alunos dividiram-se em grupos e cada um destes ficou responsável pela leitura de uma obra literária do modernismo brasileiro. Sob a supervisão da professora regente das turmas do 3° ano, Anita da Silva, que frisou a importância de sabermos planejar e lecionar aulas de literatura, planejamos aulas a partir da leitura dos livros: “Brás, Bexiga e Barra Funda”, de Alcântara Machado e “Os Ratos”, de Dyonélio Machado. Foram abordados desde aspectos estéticos até aspectos históricos e culturais presentes nas obras. O envolvimento pedagógico com a atividade propiciou que fizéssemos o estudo dos livros e planejássemos, cada uma de nós, uma aula de 50 minutos, comentando e explicando cada obra com o objetivo de ajudar os alunos na compreensão textual, auxiliando-os em possíveis dúvidas. Os alunos se mostraram bastante participativos durante a aula, interagindo e trazendo questões sobre as obras. Após a aula, eles, até mesmo, aproveitaram os assuntos tratados na aula quando foram apresentar os seminários sobre os livros, mencionando materiais que apresentamos para eles. Sabendo da importância do ensino de literatura no Brasil e, portanto, da capacitação de professores qualificados para lecionar aulas voltadas para essa área, consideramos de extrema importância que o aluno licenciando tenha contato com, mais uma vez, o “chão da fábrica”, ou seja, a prática na educação básica ainda na graduação, a fim de aplicar aquilo que é aprendido somente na teoria nos cursos de licenciatura. |