Resumo |
Este relato descreve uma experiência vivenciada em uma escola da rede estadual de Viçosa, numa turma de terceiro ano do Ensino Médio, durante as atividades desenvolvidas do Programa Residência Pedagógica. Este Programa tem como objetivo fazer com que os alunos da licenciatura, os quais participam do programa possam aperfeiçoar suas práticas didático-pedagógicas com a imersão ativa na escola. Nesses doze meses de imersão nessa escola pode ser observado muitos aspectos envolvendo a escola, os alunos e os professores. Como de costume os alunos começaram o ano letivo empolgados, com vários planos e sonhos para serem realizados durante o ano letivo e, um desses é passar no processo seletivo ENEM para que possam estudar na Universidade de sua cidade e alguns falavam de universidades vizinhas. Durante as primeiras semanas os alunos se mantiveram empenhados nos estudos, com certa disciplina em sala, realizando todas as tarefas de acordo com suas limitações. Mas, com o tempo, os alunos começaram a ter certa indisciplina em sala, a não prestarem tanta atenção na aula dos professores e a não se esforçarem tanto nas tarefas a serem realizadas tanto em sala de aula quanto em suas casas. Com a falta de entusiasmo e dedicação dos alunos para com os estudo dos conteúdos apresentados a eles, o desempenho nas avaliações aplicadas pelos professores foi insatisfatório. Neste momento, surgiu um questionamento para nós residentes: por que os alunos perderam o entusiasmo tão rapidamente ? Com essa pergunta em mente, os alunos foram observados mais cuidadosamente, a fim de se obter uma resposta adequada ao questionamento. Mas, além disso, também foi observado com mais cuidado a didática do professor em suas aulas. Durante esse tempo de observação mais atenciosa dos alunos e do professor e a partir de perguntas feitas aos alunos, foi possível perceber alguns aspectos os quais poderiam estar relacionados a essa mudança dos alunos, no sentido do interesse pelo conteúdo em sala de aula. Foi observado que com o tempo os alunos não conseguiam mais prestar atenção em uma aula que se mantinha sempre o mesmo padrão, o famoso quadro e giz. Os alunos desse século então acostumados com a tecnologia, a qual foi apresentada a eles desde pequenos. O quadro e giz não os atraem por muito tempo, apesar de muitos acharem indispensável o mesmo para a resolução de exercícios em sala de aula. Outro ponto que também se destacou foi a falta de recurso que a escola e os professores enfrentam em seu dia a dia. A falta de um simples projetor multimídia os limita a ministrarem uma aula mais elaborada e mais atraente para seus alunos. Portanto, foi possível concluir que o desinteresse dos alunos está relacionado a vários fatores; a esses e a outros que não foram aqui mencionadas, mas que afetam diretamente o desempenho dos alunos durante o ano letivo. |