Resumo |
Desde 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), a formação docente vem sendo considerada como um elemento fundamental para a garantia da qualidade da educação. Outras leis também destacaram a questão como, por exemplo, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e a criação, em 2013, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Este visava qualificar os professores para aplicar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), aprovadas em janeiro de 2012. Nesse contexto é que vem sendo desenvolvida essa pesquisa que teve como objeto o PNEM. Seu objetivo principal foi analisar e compreender a implementação desse curso no município de Ponte Nova - MG, e examinar a sua possibilidade de constituição de processos de aprendizagens docentes, compondo parte do desenvolvimento profissional dos professores. Foi feita uma análise dos documentos oficiais para contextualizar a referida política no cenário educacional, que demonstrou a existência, entre 2009 e 2013, de uma agenda nas políticas educacionais pautada na formação integral dos alunos e na rediscussão das práticas docentes à luz da compreensão das juventudes e dos sujeitos do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se compõe de narrativa, em que as experiências dos sujeitos são trazidas à tona por meio da escuta das suas vozes. A análise dos dados se ancorou em autores como Clandinin e Connelly (2011); Ferraroti (2010); Finger e Nóvoa (2010) e Ferenc (2017). Esses autores consideram que a reflexão sobre a experiência é uma ferramenta para a compreensão da formação dos sujeitos. Por meio de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que cursaram o PNEM analisamos o processo de aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional desses docentes. As narrativas mostraram que os professores entendiam a formação humana integral dos estudantes como uma temática de grande relevância, mas tiveram dificuldades para colocar em prática as discussões feitas no Pacto, uma vez que elas demandavam trabalho coletivo e ressignificação dos tempos e espaços escolares. As narrativas foram uníssonas quanto à contribuição do PNEM para o desenvolvimento profissional, entretanto, os professores relataram a dificuldade de fazer atividades interdisciplinares, devido às precárias condições de trabalho docente, a organização curricular e a carga horária da escola. Diante disso, essa pesquisa reafirmou a importância do Pacto como espaço de discussão e reflexão das práticas docentes, mas salientou, à luz das narrativas dos professores, que a transformação da realidade educacional do Ensino Médio não passa exclusivamente pela formação docente; há outros fatores que devem ser considerados como, por exemplo, a situação socioeconômica dos jovens, as condições do trabalho docente e a estrutura curricular dessa etapa. |