Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12583

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mateus Henrique Motta
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Título Situações de Aprendizagem: o Projeto de Monitorias de Matemática para o Ensino Médio com o Programa Residência Pedagógica
Resumo As escolas públicas do Brasil sofrem com um problema recorrente na realidade estudantil, a grande quantidade de alunos em sala de aula. Principalmente nas aulas de matemática esse mal assombra os discentes, dado que grande parte dos estudantes tem dificuldade nessa disciplina. Os professores por mais que se esforcem não tem estrutura e/ou tempo necessário para dar atenção adequada a todos os alunos, dado o grande contingente de estudantes, por conta disso nem todos tem um aprendizado significativo. Ao vivenciar essa realidade, convivendo com os alunos em sala de aula a partir do Programa Residência Pedagógica, CAPES-UFV, foi notado que os alunos da Educação Básica necessitavam de outros momentos de estudos para além da sala de aula. Dessa forma, foi desenvolvido na Escola Estadual Alice Loureiro, em Viçosa, o “projeto de monitorias de matemática”, para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, com o objetivo de sanar as dúvidas apresentadas pelos alunos que tenham dificuldades em matemática, bem como auxiliar na efetiva aprendizagem dos mesmos. Os alunos não são obrigados a participar das aulas de monitoria e sim incentivados e aconselhados, já que as aulas de monitoria foram desenvolvidas no turno vespertino. Assim, nem todos participaram das aulas extras, seja por terem outras atividades no horário da monitoria, ou não terem recursos para ir à escola fora do horário de aula, ou mesmo falta de interesse, entre outros motivos. Durante a monitoria, duas horas semanais, foram propostas atividades que contribuíram para a aprendizagem dos alunos, tais como: novas explicações dos conteúdos, resoluções de exercícios, individuais ou em grupos, desenvolvimento de jogos que contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Foi possível perceber uma melhora significativa no desempenho escolar dos alunos que frequentaram as monitorias, suas notas melhoraram nas provas, se tornaram mais participativos nas aulas e alguns tiravam as dúvidas dos colegas em sala de aula, após as monitorias. Isso se deu, principalmente, pela atenção que o monitor ofereceu a cada aluno presente nos estudos extraclasse, atenção esta que o professor não consegue exercer plenamente, pois o sistema escolar o impede. Portanto, ao desenvolver o “projeto de monitorias de matemática”, foi possível perceber claramente que os estudantes da Educação Básica, por muitas vezes, necessitam de outras orientações, em outros horários, para dessa forma potencializar seu aprendizado. Assim, com a experiência que vivi como monitor, obtive vários ganhos referentes ao ensino, tais como: conseguir ensinar um conteúdo de várias formas diferentes, já que cada aluno tem seu próprio jeito de aprender; ter paciência com os estudantes e principalmente, respeitar cada um, com seus costumes, culturas, dúvidas, já que parte das dificuldades que os alunos trazem se dá pela repressão que sofreram em algum momento de sua vida escolar, que hoje interfere em seu aprendizado.
Palavras-chave Monitoria, Ensino de Matemática, Residência Pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
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