Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12581

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isadora Amélia de Oliveira
Orientador Maria Alice Abranches
Título Artes visuais na educação de crianças com deficiência em centros especializados
Resumo Este artigo aborda as artes visuais na educação de crianças com deficiência em centros especializados. Questiona-se qual a contribuição das artes visuais no processo educativo de crianças com deficiência? Acredita-se que os professores trabalham artes visuais com os alunos, porém, não se sabe se proporciona algum benefício a esses alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar qual a contribuição das artes visuais no processo educativo das crianças com deficiência em centros especializados. No sentido de facilitar o alcance dos resultados deste objetivo, algumas análises foram realizadas, dentre elas têm-se: Verificar como se efetiva o trabalho com artes visuais em sala de aula e compreender as metodologias utilizadas pelo profissional em artes visuais. A pesquisa é de sondagem qualitativa, os dados foram coletados em dois centros especializados em atendimento à pessoas com deficiência no município de Ubá-MG, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado, participaram dessa pesquisa 23 profissionais que trabalham com artes. A análise dos dados foi baseada em obras que tratam sobre artes visuais e o aluno com deficiência. Os resultados encontrados indicam que é possível trabalhar artes visuais com as crianças com deficiência nos centros especializados e este trabalho pode vir a oferecer benefícios às crianças, principalmente quando se trata de expressões, sejam elas de emoções, sentimentos entre outras possibilidades e se tratando de crianças com deficiência foi visto que elas são capazes de realizar atividades mesmo possuindo algum tipo de limitação ou dificuldade. Quanto à metodologia os profissionais compreendem a importância em se realizar um planejamento das aulas de artes visuais para as crianças e ao destacarem que este planejamento é específico para cada deficiência, fica evidente a preocupação com a individualidade de cada criança. Em relação à variedade de materiais que são disponibilizados para essas aulas, as crianças têm acesso a várias opções para trabalhar. Diante o que foi apresentado, nota-se que as artes visuais é importante e necessária para a educação de crianças com deficiência, pois, proporciona o desenvolvimento integral do aluno por meio da expressão, contato com o outro, parte motora, sensorial, social e cognitiva.
Palavras-chave Artes visuais, Criança, Deficiência.
Forma de apresentação..... Painel
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