Resumo |
As reformas educacionais ocorridas no Brasil, sobretudo a partir da década de 1990, geraram impactos significativos no trabalho docente. Os mecanismos de controle, advindos de tais reformas, por meio das avaliações externas, incidem sobre o trabalho dos professores de maneira distinta. O objetivo desta pesquisa foi analisar como professores do Ensino Fundamental I percebem os processos de responsabilização decorrentes dos resultados das avaliações externas, mais especificamente, do SIMAVE/PROALFA e suas implicações no cotidiano escolar. Para se compreender tal questão foi desenvolvida uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos questionários, entrevistas semiestruturadas e análises documentais. O recorte da pesquisa compreendeu o período do ano 2000 - quando o estado de Minas Gerais institui um sistema próprio de avaliação denominado de Sistema Mineiro de Avaliação (Simave)-, ao ano de 2018. Os dados produzidos a partir da pesquisa com seis professoras foram organizados por meio de narrativas. Essas participantes atuam em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Viçosa/MG. No processo de compreensão do objeto de pesquisa foi feita uma revisão de literatura explorando a história da implementação do modelo de avaliações sistêmicas no Brasil. A análise dos dados foi realizada utilizando uma metodologia qualitativa, se valendo do uso das narrativas para se compor a visão das docentes sobre o objeto de pesquisa. Por meio das entrevistas, foram coletados dados sobre o conhecimento e a percepção das docentes sobre o SIMAVE, sobre a responsabilização ocorrida a partir dos resultados das avaliações e as implicações deste modelo avaliativo em sua prática docente. Os dados que se referiram à caracterização das participantes, seu perfil socioeconômico tiveram tratamento quantitativo, por meio de gráficos e tabelas; posteriormente foram também analisados de maneira qualitativa e compuseram narrativas de vida. As análises documentais e a interlocução com as participantes permitiram, até o momento, apresentar os seguintes resultados: as professoras manifestam sentir intensa pressão por parte do Estado mediante aos resultados apresentados. Desse modo, para responderem, positivamente, às exigências, se utilizam de estratégias variadas: treinamentos, aulas de reforços, projetos, dentre outros. No entanto, relatam sentir desamparadas e demasiadamente responsabilizadas pelos resultados. Sobre a responsabilização docente, a legalização do mérito no estado de Minas Gerais, por meio da lei 17.600/2008, teve impacto significativo. Por tudo isso, as análises parciais indicam que os fatores extraescolares interferem na prática docente e apresentam consequências na carreira docente por meio da precarização do trabalho, da intensificação e da auto intensificação e da responsabilização. |