Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12578

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andréa Renó Jorge Moreira
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros Joyce Wassem
Título Avaliações externas e responsabilização docente: visões e implicações no cotidiano de escolas públicas
Resumo As reformas educacionais ocorridas no Brasil, sobretudo a partir da década de 1990, geraram impactos significativos no trabalho docente. Os mecanismos de controle, advindos de tais reformas, por meio das avaliações externas, incidem sobre o trabalho dos professores de maneira distinta. O objetivo desta pesquisa foi analisar como professores do Ensino Fundamental I percebem os processos de responsabilização decorrentes dos resultados das avaliações externas, mais especificamente, do SIMAVE/PROALFA e suas implicações no cotidiano escolar. Para se compreender tal questão foi desenvolvida uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos questionários, entrevistas semiestruturadas e análises documentais. O recorte da pesquisa compreendeu o período do ano 2000 - quando o estado de Minas Gerais institui um sistema próprio de avaliação denominado de Sistema Mineiro de Avaliação (Simave)-, ao ano de 2018. Os dados produzidos a partir da pesquisa com seis professoras foram organizados por meio de narrativas. Essas participantes atuam em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Viçosa/MG. No processo de compreensão do objeto de pesquisa foi feita uma revisão de literatura explorando a história da implementação do modelo de avaliações sistêmicas no Brasil. A análise dos dados foi realizada utilizando uma metodologia qualitativa, se valendo do uso das narrativas para se compor a visão das docentes sobre o objeto de pesquisa. Por meio das entrevistas, foram coletados dados sobre o conhecimento e a percepção das docentes sobre o SIMAVE, sobre a responsabilização ocorrida a partir dos resultados das avaliações e as implicações deste modelo avaliativo em sua prática docente. Os dados que se referiram à caracterização das participantes, seu perfil socioeconômico tiveram tratamento quantitativo, por meio de gráficos e tabelas; posteriormente foram também analisados de maneira qualitativa e compuseram narrativas de vida. As análises documentais e a interlocução com as participantes permitiram, até o momento, apresentar os seguintes resultados: as professoras manifestam sentir intensa pressão por parte do Estado mediante aos resultados apresentados. Desse modo, para responderem, positivamente, às exigências, se utilizam de estratégias variadas: treinamentos, aulas de reforços, projetos, dentre outros. No entanto, relatam sentir desamparadas e demasiadamente responsabilizadas pelos resultados. Sobre a responsabilização docente, a legalização do mérito no estado de Minas Gerais, por meio da lei 17.600/2008, teve impacto significativo. Por tudo isso, as análises parciais indicam que os fatores extraescolares interferem na prática docente e apresentam consequências na carreira docente por meio da precarização do trabalho, da intensificação e da auto intensificação e da responsabilização.
Palavras-chave Avaliações externas, Simave, Responsabilização.
Forma de apresentação..... Oral
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