Resumo |
Comunicar, do latim communicare, significa tornar comum, trocar opiniões, e essa troca só ocorre quando ambas as partes se entendem. Na área da saúde, saber comunicar-se é fundamental para a transmissão de conhecimentos e orientações, de forma objetiva, compreensível, personalizada e consistente. Para isso, por diversas vezes é necessário adaptar/personalizar a forma de comunicar, pois cada indivíduo interpreta situações e informações de acordo com suas vivências, experiências e conhecimento do mundo e uma mensagem só será compreendida se for transmitida de forma clara. Para que essa adaptação de linguagem seja eficiente, é fundamental “viver” o ponto de vista da outra pessoa e ter empatia. O profissional da saúde nem sempre sabe a melhor forma de comunicar e isso pode estar relacionado a carências didáticas em sua formação acadêmica. O objetivo deste resumo é demonstrar causas de falhas de comunicação entre veterinários e proprietários de animais, analisar como isso é visto por egressos e docentes do curso de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e propor formas de minimizar essas dificuldades de linguagem. Para isso foi feita uma entrevista com produtores rurais, professores, residentes e egressos do curso de veterinária da UFV. Os resultados revelaram que, para os profissionais, os pontos que mais dificultam a comunicação são os aspectos relacionados às variações linguísticas, os regionalismos, o conhecimento popular e a omissão inadvertida de informações. No que diz respeito aos proprietários dos animais, foi revelado que a origem dos entraves se deve principalmente à utilização exagerada de termos técnicos, à falta de simplicidade de linguagem e à superioridade intelectual declarada, que atuam como inibidores de informações importantes ao esclarecimento do agravo. Essas análises evidenciaram a necessidade de se propor no meio acadêmico uma reflexão sobre como a forma de comunicação influencia na obtenção do diagnóstico, na efetividade do tratamento e melhoria da saúde. Também se faz necessário o entendimento da importância desse tema como parte do projeto pedagógico do curso de veterinária, com a criação ou fortalecimento de disciplinas acadêmicas que permitam o aprendizado dessas competências e capacidades, por meio da maior vivência em atividades que aproximem estudantes e produtor rural, da adaptação de linguagem para melhor comunicação e prescrição de receitas médicas, do uso de elementos alternativos como figuras se necessário, na explicação inequívoca do que se deseja que seja entendido, no uso moderado de termos técnicos e o uso preferencial de nomes comerciais de medicamentos ao invés da base farmacológica, evitando assim o dialogo improdutivo e erros de comunicação que possam culminar com a ineficácia do tratamento e até o agravamento da doença. Com isso, conclui-se que os saberes acadêmicos e tradicionais são complementares, e que a comunicação interfere diretamente na promoção da saúde. |