Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12563

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andressa Estefany dos Reis Soares
Orientador Maria Alice Abranches
Título Brincadeiras e interações na Educação Infantil
Resumo O presente artigo de cunho qualitativo aborda o tema brincadeiras e interações na educação infantil e como questão teve-se: Como ocorrem as brincadeiras e as interações na educação infantil? Acredita-se que as brincadeiras e as interações ocorrem de maneira não intencional, sem objetivos definidos, sendo realizadas apenas para passar o tempo e dar um descanso ao professor. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como ocorrem as brincadeiras e interações na Educação Infantil (1º e 2º Períodos). E os objetivos específicos são: analisar quais brincadeiras são realizadas pelas crianças; averiguar quais metodologias são usadas pelos professores; verificar se acontecem no momento das brincadeiras a mediação do professor; investigar se há um momento específico para as interações entre as crianças. Os dados foram coletados em duas escolas municipais de Dona Euzébia-MG, através de um questionário semiestruturado, composto por dez perguntas fechadas, três abertas e oito semi-abertas para sete professores que atuam no 1º e 2º períodos da Educação Infantil. A análise dos dados foi baseada nas concepções de diversos autores que tratam sobre a temática em questão. De posse dos questionários, os dados foram compilados, analisados, interpretados, transformados em gráficos, tabelas e/ou quadros para melhor compreensão do leitor. Os resultados encontrados indicam que as brincadeiras e as interações ocorrem de maneira adequada, sendo intencional, com objetivos bem definidos, havendo um bom planejamento e uma boa mediação, que as brincadeiras e as interações são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, e é a partir delas que as crianças desenvolve os aspectos físicos, emocionais, cognitivos, afetivos e sociais. Com isso, é necessário utilizar as brincadeiras e as interações como componente diário do planejamento para desenvolver tais conhecimentos, valorizando-as como uma prática pedagógica que oportuniza a criança a aprender de maneira prazerosa. Dessa forma, é essencial oportunizar para as crianças o acesso às brincadeiras e interações, a fim de contribuir para o desenvolvimento de seus saberes, capacidades e competências.
Palavras-chave Brincadeiras, Interações, Educação Infantil.
Forma de apresentação..... Painel
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