ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Lorena Kelly Cabido Alfredo |
Orientador | Maria Alice Abranches |
Título | A percepção da família sobre a adaptação escolar de crianças de 0 a 3 anos em creches |
Resumo | O presente artigo aborda o tema “A percepção da família sobre o processo de adaptação de crianças de zero a três anos em creches”. A pesquisa foi realizada na cidade de Ubá-Minas Gerais, tendo como objetivo verificar a importância da família durante o período de adaptação da criança, bem como averiguar o papel do professor e da escola frente ao processo de adaptação da criança. Acredita-se que o período de adaptação escolar é gradativo, evoluindo de acordo com o tempo, sendo necessário que a família e escola respeitem o tempo de cada criança, pois as mesmas possuem suas diferenças. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um questionário semiaberto direcionado para as famílias, tendo em vista os aspectos qualitativos da pesquisa. Os resultados foram analisados com base em autores que tratam sobre o tema, demonstrando que a família acompanha o desenvolvimento de seus filhos bem como confiam no trabalho da escola e que o processo de adaptação ocorre de forma gradativa e com a participação tanto da família quanto da escola neste período. A criança, de 0 a 3 anos , quando é inserida no ambiente escolar ela se depara com o novo, alterando sua rotina diária, o que requer um período de adequação a novos hábitos e presenças, ou seja, por um processo de adaptação, período necessário para que possa se familiarizar com o novo ambiente, com a presença de novos indivíduos em seu dia-dia, com os funcionários, professores e com os demais colegas da escola, pessoas de variadas culturas. Muitas crianças frequentam as creches porque os pais ou responsáveis não têm com quem deixá-las durante o período em que estão trabalhando. O acolhimento que a escola deverá ter com a criança se torna fundamental tanto para atender suas necessidades quanto para facilitar seu desenvolvimento dentro da instituição. A família espera que a escola ofereça conforto e segurança, além de oferecer os cuidados necessários como carinho, afeto, aconchego e acolhimento para criança. Para cuidar e educar, é necessário que os professores sejam solidários, afetivos e compreensivos com as crianças, fazendo com que desperte a confiança nas mesmas. |
Palavras-chave | Criança, Adaptação Escolar, Família |
Forma de apresentação..... | Painel |