Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12561

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal do Espirito Santo
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Adriane Oliveira Santos Barbosa
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Título A importância do PIBID para a formação continuada de professores da Educação Infantil
Resumo O trabalho caracteriza-se como um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma reflexão das vivências sobre a importância do programa para a formação inicial dos estudantes de iniciação à docência bolsistas-ID’s. Objetiva-se demonstrar o processo de experiência do professor supervisor durante o auxílio aos ID’s do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, no desenvolvimento de atividades na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, Localizada no Município de Viçosa/MG, no período de 2018 até o presente momento. O propósito do PIBID é a contribuição para melhorar a qualidade da formação inicial de estudantes dos cursos de licenciaturas, promover a integração entre educação superior e educação básica. Mas, outro ganho que o programa oferece, é contribuir para o processo de formação continuada dos docentes envolvidos com as ações. Sendo as atividades realizadas a partir de um trabalho coletivo entre coordenadores de área, bolsistas, professores supervisores e ID’s, os momentos se tornam ricos em trocas de experiencias e aprendizagens. Seguindo esse propósito, o professor supervisor assume não apenas a função de acompanhar e orientar os ID’s, mas passa a ter uma postura reflexiva das suas ações enquanto professor. Alem disso, tornar-se mediador de novas práticas pedagógicas que surgem durante as ações na escola, ou seja, contribui para que, na perspectiva de cada professor envolvido com as ações, o processo de compreensão e melhoria de seu ensino deva começar pela reflexão sobre a sua própria experiência. O professor supervisor ao colaborar com as atividades dos ID,s , aprende com os estudantes que também experimentam na prática experiencias de ter que planejar e ministrar aulas, mediar os conhecimentos, avaliar suas ações desenvolvidas em um processo de ação/reflexão, entre outras ações pertinentes a sala de aula. São experiências fundamentais na formação do estudante, que passa a ter consciência do trabalho docente na sala de aula, da relação com a gestão da escolar e comunidade como um todo. Neste contexto de troca de conhecimentos, não existe quem ensina ou quem aprende, mas todos se tornam aprendizes. Os resultados obtidos até o presente momento demonstram que os professores envolvidos, estão motivados e dispostos a aprender com as propostas apresentadas pelos ID’s. Compartilham que as intervenções do Pibid são uma das alternativas de encontrarem novas formas de construir novos conhecimentos. Por fim, o programa oportuniza a todos envolvidos uma rica experiência de conhecimentos amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de ser professor.
Palavras-chave PIBID, Formação Continuada de Professores, Prática Reflexiva
Forma de apresentação..... Painel
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