Resumo |
O trabalho caracteriza-se como um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma reflexão das vivências sobre a importância do programa para a formação inicial dos estudantes de iniciação à docência bolsistas-ID’s. Objetiva-se demonstrar o processo de experiência do professor supervisor durante o auxílio aos ID’s do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, no desenvolvimento de atividades na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, Localizada no Município de Viçosa/MG, no período de 2018 até o presente momento. O propósito do PIBID é a contribuição para melhorar a qualidade da formação inicial de estudantes dos cursos de licenciaturas, promover a integração entre educação superior e educação básica. Mas, outro ganho que o programa oferece, é contribuir para o processo de formação continuada dos docentes envolvidos com as ações. Sendo as atividades realizadas a partir de um trabalho coletivo entre coordenadores de área, bolsistas, professores supervisores e ID’s, os momentos se tornam ricos em trocas de experiencias e aprendizagens. Seguindo esse propósito, o professor supervisor assume não apenas a função de acompanhar e orientar os ID’s, mas passa a ter uma postura reflexiva das suas ações enquanto professor. Alem disso, tornar-se mediador de novas práticas pedagógicas que surgem durante as ações na escola, ou seja, contribui para que, na perspectiva de cada professor envolvido com as ações, o processo de compreensão e melhoria de seu ensino deva começar pela reflexão sobre a sua própria experiência. O professor supervisor ao colaborar com as atividades dos ID,s , aprende com os estudantes que também experimentam na prática experiencias de ter que planejar e ministrar aulas, mediar os conhecimentos, avaliar suas ações desenvolvidas em um processo de ação/reflexão, entre outras ações pertinentes a sala de aula. São experiências fundamentais na formação do estudante, que passa a ter consciência do trabalho docente na sala de aula, da relação com a gestão da escolar e comunidade como um todo. Neste contexto de troca de conhecimentos, não existe quem ensina ou quem aprende, mas todos se tornam aprendizes. Os resultados obtidos até o presente momento demonstram que os professores envolvidos, estão motivados e dispostos a aprender com as propostas apresentadas pelos ID’s. Compartilham que as intervenções do Pibid são uma das alternativas de encontrarem novas formas de construir novos conhecimentos. Por fim, o programa oportuniza a todos envolvidos uma rica experiência de conhecimentos amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de ser professor. |