Resumo |
Uma educação de qualidade demanda a existência de um processo pedagógico coerente e coletivamente pensado. Sendo assim, o supervisor pedagógico é o profissional que deve atuar como um agente de mudanças e representa, dentro do espaço escolar, um elo articulador das ações, coordenando os envolvidos no processo pedagógico. A presente pesquisa pretendeu investigar a atuação do supervisor pedagógico no ensino fundamental, conhecer a sua prática pedagógica em diferentes redes de ensino e analisá-las individualmente e comparativamente. Teve como objetivos, ainda, compreender as funções desempenhadas por este profissional, verificar seu envolvimento nas ações pedagógicas do cotidiano escolar, bem como identificar as possibilidades e desafios enfrentados no exercício profissional. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, contendo quatorze questões. Responderam os questionários um total de doze supervisores atuantes no ensino fundamental I, sendo cinco das escolas privadas, quatro das estaduais e três das municipais. A análise dos dados foi baseada nos autores da área de supervisão, com Rangel; Balzan, Boas, Ferreira e Gonçalves, dentre outros.Os resultados encontrados indicam um descontentamento do profissional com sua rotina, devido à falta de tempo que o impossibilita realizar sua função pedagógica. De maneira geral entre os supervisores, a falta de tempo no dia a dia desfavorece o seu trabalho, atuando às vezes como “fiscalizador” em manter o funcionamento da escola, sendo que a sua função se relaciona ao pedagógico, consequentemente, impossibilita a realização de atitudes que gostariam de tomar. Possibilitou identificar a existência de um envolvimento deste profissional na relação com os professores, pais e alunos, sendo assim, ele é o responsável por prestar apoio e assistência. A importância desta relação enfatiza o seu compromisso com os alunos em garantir uma educação de qualidade e contribuindo para formação de cidadãos. Destaca-se a importância da presença do Supervisor Pedagógico para nortear as ações realizadas no cotidiano escolar, impedindo que a escola se desvie dos seus objetivos, priorizando a efetiva aprendizagem do aluno. |