Resumo |
Introdução: A adolescência é um período de transformações físicas e sociais acompanhado de inúmeras descobertas. Uma das consequências dessas mudanças é o uso de drogas lícitas e ilícitas, o qual tornou-se epidemiologicamente importante no Brasil a partir da década de 1980 e têm impactos biopsicossociais importantes na vida dos usuários. O objetivo do presente estudo foi identificar os fatores associados ao uso de drogas em alunos do nono ano do ensino fundamental no município de Viçosa-MG, considerando o contexto familiar no qual eles estão inseridos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com 133 adolescentes regularmente matriculados no nono ano do ensino fundamental de duas escolas municipais de Viçosa-MG. Foi utilizado um questionário baseado na Anamnese do Adolescente OPAS/OMS, validado por ambas as instituições. O cálculo do tamanho amostral foi feito pelo programa StatCalc do Epi-Info 7.0. Para análise estatística, foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson. As análises foram feitas nos programas SPSS versão 23.0 e Stata 9.0. Resultados: A análise dos dados mostrou que 58,7% dos 133 estudantes que participaram da pesquisa eram do sexo feminino. Os adolescentes do sexo masculino apresentaram uma chance 2,4 vezes maior de consumo drogas em relação ao sexo feminino. Maus tratos, violência familiar, transtornos psiquiátricos na família e boa percepção familiar foram negados respectivamente por 88%, 82,7%, 75,9% e 78,2% dos participantes. Enquanto 82,7% não possuíam problemas judiciais na família, 69,9% não eram filhos de mães adolescentes. O abuso de drogas por familiares e a baixa escolaridade dos pais ou responsáveis foi relatada em 64,5% dos casos. Cerca de um quarto dos participantes (26,3%) responderam positivamente quando indagados sobre o uso de drogas. Conclusão: O consumo de drogas entre adolescentes é um problema de saúde pública. Dentre as variáveis estudadas, o sexo masculino apresentou uma chance 2,4 vezes maior de uso dessas substâncias. Desse modo, torna-se necessário o aprofundamento na análise dos fatores de risco associados ao abuso de substâncias para planejar e executar os programas vigentes relacionados ao tema. Cabe às autoridades e aos profissionais de saúde e da educação abordar o uso de drogas com os adolescentes. |