Resumo |
O programa de monitoria acadêmica existente nas universidades tem por objetivo proporcionar aos estudantes do ensino superior um ambiente para sanar dúvidas e revisar o conteúdo aprendido em sala de aula. Para o monitor é uma oportunidade de experimentar a arte de lecionar sendo que, em certas ocasiões, o monitor não é necessariamente do mesmo curso que os alunos-monitorados, fato este que pode gerar dificuldades, aumentar o desafio e desfrutar do melhor dos benefícios que é o aprendizado. O público-alvo desse trabalho são estudantes do ensino superior, monitores e professores orientadores de atividades de monitoria. A importância desse trabalho se expressa em dar voz ao grande número de alunos que atuam como monitores em diversas áreas da UFV, muitos deles monitorando em cursos diferentes da sua área de graduação como é o caso do presente relato. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência enquanto acadêmico do curso de medicina atuando como monitor para estudantes do curso de enfermagem, evidenciando os benefícios, as dificuldades e os desafios. Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da prática como monitor voluntario nível 1 da disciplina Anatomia Humana Aplicada a Enfermagem I, para estudantes do primeiro período do curso de enfermagem, no período 2019.1. Dentre os benefícios observados nesse processo, destaca-se o desenvolvimento de habilidades comunicativas e o contato com a área de atuação dos futuros enfermeiros, fato este importante visto que os currículos dos cursos da área da saúde são voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades multidisciplinar visando a atuação em um sistema integrado como o Sistema Único de Saúde. A principal dificuldade encontrada está relacionada em conseguir exemplificar de forma prática e objetiva os temas de forma a respeitar o espaço específico de atuação do futuro médico e do futuro profissional de enfermagem. Conclui-se que, para o monitor, o programa de monitoria traz benefícios acadêmicos que impactam de forma positiva o discente em questão e o fato de monitorar alunos de outro curso da área de saúde, favorece o aprendizado precoce da atuação multidisciplinar. A busca por formas de superar as dificuldades e desafios encontrados durante atividades da monitoria são importantes para a formação acadêmica e profissional do monitor. |