Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12550

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vanessa de Souza Amaral
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Amanda Morais Polati, BRUNO DAVID HENRIQUES, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Nayara Rodrigues Carvalho
Título Experiências e o desenvolvimento de competências no enfermeiro para atuar sob as desigualdades sociais na saúde: uma Pesquisa-Ação.
Resumo Introdução: A Constituição Federal de 1988 institui a seguridade social como política pública, na tentativa de assegurar uma sociedade mais solidária, igualitária e justa a todos os cidadãos. As desigualdades sociais são compreendidas como uma construção individual e/ou coletiva que reflete o modo como se configuram as relações sociais. Pensar em uma atenção à saúde mais equitativa pressupõe o reconhecimento da desigualdade social presentes no país, e sua interferência no direito universal à saúde. Neste contexto, o primeiro passo dos que atuam no setor saúde, incluindo a enfermagem, deve ser o de reconhecer as desigualdades sociais, de modo a pensar e tecer estratégias para atuar efetivamente sobre elas. Objetivo: compreender as experiências de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no que tange à atuação sobre as desigualdades sociais e desenvolver competências neste profissional a fim de atuarem no enfrentamento em seu cotidiano profissional. Metodologia: Pesquisa qualitativa fundamentada na pesquisa-ação, na qual participaram seis enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) de um município de Minas Gerais. A coleta de dados da primeira etapa se deu através de um roteiro de entrevista contendo questões abertas, de julho a agosto de 2017 e a segunda etapa através de oficinas e grupo focal, de março a maio de 2018. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFV) sob o parecer n. 2.058.819. Resultados: Evidenciou-se na primeira etapa que a atuação do enfermeiro diante das desigualdades sociais era marcada por uma experiência dotada de muitos desafios, os quais provocaram a emersão de sentimentos e processos de enfrentamento cabíveis à bagagem de conhecimentos, habilidades e atitudes que dispunham para atuar neste contexto. Na segunda etapa pôde-se construir com os participantes, competências para o enfrentamento das desigualdades sociais no território. Esta construção aconteceu por meio de oficinais, elaboradas a partir de metodologias ativas, possibilitando a reconfiguração para tal processo de enfrentamento. A formação de competências se deu fundamentada e interpretada, a partir de conhecimentos, habilidades e atitudes que as alicerçam, sob a ótica dos quatro pilares da educação estabelecidos pela UNESCO (conhecer, fazer, ser e conviver) e considerando a interface das mesmas com as previstas para o enfermeiro nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem que pôde reconhecer como arcabouço necessário para atuar assertivamente diante dessa realidade. Conclusão: o estudo permitiu identificar, por meio da pesquisa-ação, as competências construídas no enfermeiro da APS para atuar sobre as desigualdades sociais na saúde. Sinalizando assim a importância de fortalecer na formação do enfermeiro - graduação e pós-graduação - o desenvolvimento de competências para atuar sobre a temática, o que ainda se apresenta lacunar.
Palavras-chave Enfermeiras e Enfermeiros, Iniquidade Social, Atenção Primária à Saúde
Forma de apresentação..... Oral
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