Resumo |
A presente pesquisa através da metodologia qualitativa aborda o tema “Afetividade na Educação Infantil”. Acredita-se que, a afetividade é importante no processo de aprendizagem, principalmente na Educação Infantil, envolvendo sentimentos diversos e contraditórios, que marcam uma criança por toda vida, atribuindo prazer ou desprazer pela escola, sendo assim, buscou-se analisar como ocorre o processo de afetividade na Educação Infantil 4 e 5 anos, pois entender como ocorre esse processo afetivo é fundamental ao considerar a primeira etapa da educação básica como responsável pela formação inicial de uma criança. Para tanto foi necessário compreender também o papel do professor na relação professor/aluno/afetividade; averiguar a concepção do professor em relação a afetividade no processo de aprendizagem; elencar as influências dos aspectos afetivos na aprendizagem, assim como, verificar se a afetividade afeta o processo de aprendizagem e consequentemente o desenvolvimento integral da criança. A população envolvida nesta abordagem abrange profissionais de duas escolas de Educação Infantil de Piraúba-MG. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, semiestruturado, composto por quatorze questões fechadas e oito abertas, destinado a treze professores que atuam com crianças em idade pré-escolar. A análise dos dados baseou-se em autores renomados que tratam da temática. De posses dos instrumentos, os dados foram compilados, avaliados e transformado em gráficos e quadros, para melhor compreensão do leitor. Os resultados obtidos indicam como a afetividade pode ser favorável para o trabalho dos professores, beneficiando de maneira satisfatória na convivência entre os alunos e o professor, além de ajudar o aluno a superar dificuldades do cotidiano escolar, auxiliando na socialização, na busca por novos conhecimentos, fazendo com que sinta prazer em aprender, comprovando as teorias, que afirmam que a afetividade contribui significativamente para o desenvolvimento humano. |